Sueco Svante Pääbo vence Nobel da Medicina

  • ECO
  • 3 Outubro 2022

Sueco leva prémio de dez milhões de coroas suecas (cerca de 925 mil euros) pelas descobertas que fez sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana.

Svante Pääbo venceu esta segunda-feira o prémio Nobel da Medicina ou Fisiologia, avança a imprensa internacional. O sueco arrecada o prémio de dez milhões de coroas suecas (cerca de 925 mil euros) pelas descobertas que fez sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana.

“Através da sua pesquisa pioneira, Svante Pääbo — vencedor do Prémio Nobel deste ano em fisiologia ou medicina — conseguiu algo aparentemente impossível: sequenciar o genoma do Neanderthal, um parente extinto dos humanos atuais“, refere o Comité do Nobel, em comunicado.

“As descobertas de Pääbo geraram uma nova compreensão da nossa história evolutiva”, refere o documento, acrescentando que esta pesquisa ajudou a estabelecer a ciência da “paleogenética” — o estudo de material genético de patógenos antigos.

Nil-Göran Larsson, professor de bioquímica médica do Instituto Karolinska, em Estocolmo, disse que Pääbo usou a tecnologia existente e os seus próprios métodos para extrair e analisar o ADN antigo. “Certamente seria considerado impossível recuperar ADN de ossos de 40 mil anos”, disse, citado pelo The New York Times (conteúdo em inglês).

Em 2021, o Nobel da Medicina ou Fisiologia foi atribuído em conjunto a David Julius e Ardem Patapoutian pelas descobertas sobre os principais mecanismos de como as pessoas sentem calor, frio, toque e movimentos do corpo.

Esta semana vão ser atribuídos mais prémios Nobel: esta terça-feira é a vez do Nobel da Física, seguindo-se o Nobel da Química na quarta-feira e o da Literatura na quinta-feira. O Nobel da Paz é entregue na sexta-feira e, na próxima semana, é a vez do Nobel de Ciências Económicas, a 10 de outubro. Os vencedores vão receber os prémios numa cerimónia em Estocolmo, em dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sueco Svante Pääbo vence Nobel da Medicina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião