Sueco Svante Pääbo vence Nobel da Medicina
Sueco leva prémio de dez milhões de coroas suecas (cerca de 925 mil euros) pelas descobertas que fez sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana.
Svante Pääbo venceu esta segunda-feira o prémio Nobel da Medicina ou Fisiologia, avança a imprensa internacional. O sueco arrecada o prémio de dez milhões de coroas suecas (cerca de 925 mil euros) pelas descobertas que fez sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana.
“Através da sua pesquisa pioneira, Svante Pääbo — vencedor do Prémio Nobel deste ano em fisiologia ou medicina — conseguiu algo aparentemente impossível: sequenciar o genoma do Neanderthal, um parente extinto dos humanos atuais“, refere o Comité do Nobel, em comunicado.
“As descobertas de Pääbo geraram uma nova compreensão da nossa história evolutiva”, refere o documento, acrescentando que esta pesquisa ajudou a estabelecer a ciência da “paleogenética” — o estudo de material genético de patógenos antigos.
Nil-Göran Larsson, professor de bioquímica médica do Instituto Karolinska, em Estocolmo, disse que Pääbo usou a tecnologia existente e os seus próprios métodos para extrair e analisar o ADN antigo. “Certamente seria considerado impossível recuperar ADN de ossos de 40 mil anos”, disse, citado pelo The New York Times (conteúdo em inglês).
Em 2021, o Nobel da Medicina ou Fisiologia foi atribuído em conjunto a David Julius e Ardem Patapoutian pelas descobertas sobre os principais mecanismos de como as pessoas sentem calor, frio, toque e movimentos do corpo.
Esta semana vão ser atribuídos mais prémios Nobel: esta terça-feira é a vez do Nobel da Física, seguindo-se o Nobel da Química na quarta-feira e o da Literatura na quinta-feira. O Nobel da Paz é entregue na sexta-feira e, na próxima semana, é a vez do Nobel de Ciências Económicas, a 10 de outubro. Os vencedores vão receber os prémios numa cerimónia em Estocolmo, em dezembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sueco Svante Pääbo vence Nobel da Medicina
{{ noCommentsLabel }}