“América Latina continua a apresentar várias oportunidades aos resseguros”

  • ECO Seguros
  • 19 Março 2023

De acordo com o relatório Aon's Reinsurance Solutions, a América Latina continua a apresentar às resseguradoras uma série de oportunidades de diversificação e crescimento.

O relatório da Aon aponta que os resultados das renovações na América Latina variaram por território a 1 de janeiro, com muitos mercados expostos a catástrofes e perdas a sofrerem aumentos de preços e restrições de capacidade.

As taxas de resseguro de catástrofes imobiliárias aumentaram para várias regiões expostas a furacões, nomeadamente nas Caraíbas, onde a capacidade era mais limitada.

Aon diz que, em geral, os aumentos de preços de catástrofes imobiliárias na América Latina estavam nos baixos dígitos duplos, com variações consideráveis entre mercados.

Os agro-resseguros no Brasil registaram alguns dos maiores aumentos de preços da região e uma diminuição limitada das apólices em resposta a grandes perdas devido a seca.

Além disso, os resseguradores procuraram restringir a cobertura de riscos de catástrofes não naturais, tais como guerra, terrorismo e cibernéticos, bem como restringir a cobertura de catástrofes naturais a determinados riscos em camadas superiores para programas regionais.

O relatório da Aon sugere que níveis robustos de concorrência e capacidade na América Latina significaram que as seguradoras conseguiram evitar os maiores aumentos de preços registados por um pequeno número de resseguradoras internacionais.

Além disso, a renovação beneficiou do trabalho em curso para diferenciar os clientes latino-americanos e atrair capacidade de resseguro para a região.

O relatório de Aon observou: “exceto a área da agricultura, os resultados da catástrofe imobiliária na América Latina têm sido largamente positivos, enquanto vários mercados domésticos continuam a demonstrar um crescimento subjacente”.

“A capacidade, contudo, não está a acompanhar o ritmo do aumento da procura de resseguro, embora a desvalorização da moeda local em relação ao dólar americano tenha funcionado a favor do mercado nesta renovação”.

O relatório avançou: “quando a poeira assentar na renovação, estamos otimistas que o capital começará a entrar no espaço de resseguro ao longo de 2023 e a estabilizar o mercado, particularmente à medida que o benefício de preços e taxas de juro mais elevadas se torna visível nos ganhos.

“Para as seguradoras, a otimização do capital e do resseguro é mais importante do que nunca, especialmente numa altura de exposições crescentes, capacidade de resseguro limitada e incerteza macroeconómica.

“Contudo, os clientes têm à sua disposição uma série de alavancas, incluindo colocações integradas entre bens e sinistros, soluções de resseguro herdadas e estruturadas, consultoria estratégica e análise de dados“.

A Aon concluiu: “estamos a trabalhar arduamente para criar capacidade adicional e assegurar que os resseguradores possam apoiar ao máximo os nossos clientes na América Latina”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“América Latina continua a apresentar várias oportunidades aos resseguros”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião