Chile fecha acordo de seguro de sismo de 630 milhões

  • ECO Seguros
  • 20 Março 2023

Um programa de seguro contra sismos, com o Banco Mundial, protege o Chile. 630 milhões de dólares para danos causados por fortes sismos são parte dos esforços para cobrir os riscos.

O Chile avançou com um programa de seguros contra sismos com o Banco Mundial, que cobre danos no valor de 630 milhões de dólares, de sismos de escala elevada, num esforço de mitigar os riscos da dívida pública de possíveis desastres naturais.

O seguro custará 4,75% do valor total do seguro em cada ano, disse o Ministério das Finanças em comunicado.

A nação sul-americana está localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área caracterizada por frequentes terramotos e vulcões ativos.

A cidade sul chilena de Valdivia foi atingida, em 1960, por um terramoto de magnitude 9,5, o mais intenso de que há registo, que causou mais de 1.600 mortes.

Em 2010, um terramoto de magnitude 8,8, e subsequente tsunami no Chile, matou mais de 500 pessoas e causou cerca de 30 mil milhões de dólares em danos, destruindo centenas de milhares de casas, estradas e pontes.

Este seguro permitirá ao Chile receber indemnizações pré-estabelecidas até à cobertura máxima, no caso de certos eventos sísmicos de alta intensidade parametrizados, que causem danos materiais ao país e às finanças públicas”, disse o ministério.

“Se um sismo for superior a um determinado limiar e ocorrer numa determinada zona e profundidade, o seguro prevê um pagamento específico associado ao evento, o qual, em média, ocorre aproximadamente de 70 em 70 anos“, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chile fecha acordo de seguro de sismo de 630 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião