Seguros e fundos de pensões portugueses com exposição de 105,8 milhões ao Credit Suisse

O investimento das empresas de seguros portuguesas no Crédit Suisse totaliza 60,7 milhões de euros enquanto os fundos de pensões têm 45,1 milhões investido.

A exposição global das empresas de seguros nacionais ao Credit Suisse totalizava 60,7 milhões de euros, o que corresponde a 0,1% do total de ativos do setor, revelou a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), entidade supervisora do setor. Por sua vez, a exposição global do setor nacional dos fundos de pensões totalizava, na mesma data, 45,1 milhões de euros (0,2% do total de ativos do setor).

Relativamente à tipologia de títulos detidos, de acordo com a informação do reporte regular das carteiras, a ASF refere que a maioria corresponde a dívida (classificada como plain vanilla e não como subordinated bonds), sendo a exposição a ações imaterial.

A dívida qualificada como plain vanilla permite uma troca de taxa de juro fixa para variável, enquanto as subordinated bonds são obrigações menos bem colocadas para ressarcimento em caso de default de pagamento por parte dos emitentes.

No final de 2022, a carteira de investimentos das seguradoras em Portugal totalizava 50,2 mil milhões de euros, dos quais 12,3 mil milhões de euros respeitavam a Obrigações emitidas por entidade privadas como é o caso do Credit Suisse.

No caso dos fundos de pensões, os investimentos no final de 2021 atingiam 21,3 mil milhões de euros, sendo 17,7 mil milhões administrados por sociedades gestoras de fundos de pensões e 5,4 mil milhões por seguradoras.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguros e fundos de pensões portugueses com exposição de 105,8 milhões ao Credit Suisse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião