60 milhões para a Tenax Capital, parte do Grupo Fidelidade

  • ECO Seguros
  • 24 Março 2023

O programa InvestEU, parte do Fundo Europeu de Investimento, concedeu garantias para facilitar o acesso ao financiamento por parte de pequenas e médias empresas italianas orientadas para ESG.

A Tenax Capital, empresa de gestão de ativos que integra o Grupo Fidelidade, recebeu garantias no valor de 60 milhões de euros, concedidas pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), no âmbito do programa InvestEU.

Massimo Figna fundou a Tenax Capital em 2005, e, em 2020, a Fidelidade assumiu uma participação maioritária na empresa.

As garantias concedidas destinam-se ao fundo Tenax Sustainable Credit Fund, que visa facilitar o acesso ao financiamento por parte de pequenas e médias empresas italianas ligadas às áreas da sustentabilidade, inovação e digitalização. As transações são apoiadas pelo programa InvestEU, que visa mobilizar investimentos de pelo menos 372 mil milhões de euros para as prioridades políticas da União Europeia até 2027.

O Tenax Sustainable Credit Fund, onde a Fidelidade é um dos investidores institucionais, é o quarto fundo de dívida privada da Tenax Capital e foi recentemente lançado em parceria com o banco Intesa Sanpaolo para investir no mercado empresarial italiano. A dimensão alvo que o fundo pretende alcançar, envolvendo investidores institucionais italianos e europeus, ativos no mercado da dívida privada, é de 300 milhões de euros.

O fundo cumprirá o Artigo 8º do Regulamento de Divulgação de Informação Financeira Sustentável (SFDR) para promover as características ambientais, sociais e de governação (ESG).

A Garantia de Inovação e Digitalização InvestEU permitirá que o Tenax Sustainable Credit Fund apoie ainda mais as empresas orientadas para a inovação e digitalização. Em comunicado, a Fidelidade explicou que a iniciativa “permitirá que o fundo forneça apoio adicional para a transformação sustentável da economia, bem como investimentos ecológicos por pequenas empresas e empresas de média capitalização”.

A Tenax Capital é uma empresa de gestão de ativos, sediada em Londres, especializada na gestão de fundos direcionados para seguradoras e bancos privados, centrada na construção de produtos com baixo peso de capital nestas instituições financeiras.

Atualmente, a empresa conta com cerca de 800 milhões de euros em ativos sob gestão em diversos fundos de ações, obrigações e investimentos alternativos.

Detida em 20% pela direção e em 80% pela Fidelidade, a Tenax é desde 2015, é um dos poucos gestores de ativos na Europa a ter a garantia oferecida pelos programas do Fundo Europeu de Investimento que apoiam as pequenas e médias empresas.

Massimo Figna fundou a Tenax em 2005, e em 2020, a Fidelidade assumiu uma participação maioritária na empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

60 milhões para a Tenax Capital, parte do Grupo Fidelidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião