Insurtech Mudey lança “o seguro mais democrático de sempre”

A mediadora digital fundada pela irmãs Ana Teixeira e Sónia Teixeira já atingiu 20.000 clientes online e avança com um seguro de vida Grupo inovador para inaugurar a entrada no mercado de empresas.

Ana Teixeira, CEO de Mudey, revela objetivos: “em julho de 2020, chegámos aos 5 mil utilizadores. Em fevereiro deste ano, alcançámos o número de 20 mil utilizadores. Otimistas com o futuro da empresa, queremos chegar aos 60 mil utilizadores em dezembro de 2024”.

Depois de atingir o objetivo de 20 mil utilizadores da sua plataforma, a mediadora insurtech Mudey vai entrar no segmento empresas e nada como um seguro de Vida Grupo para lançar a oferta. É o “seguro mais democrático de sempre”, garante a CEO Ana Teixeira, que em julho de 2020 lançou esta insurtech com a sua irmã Sónia, reunindo um investimento de 720 mil euros, de investidores de Portugal, Brasil e Estados Unidos.

Ana Teixeira é economista pela FEP e MBA por Cambridge, trabalhou em sites comparadores de seguros em França e Holanda e em seguros de Vida online no Reino Unido como a Deadhappy, uma irreverente – como o nome indica – insurtech de seguros de vida.

Partindo de Vila Nova de Gaia, a juventude da Mudey aproveitou a pressa de digitalizar provocada pela pandemia. Agora, conta com 11 colaboradores e já tem 18 parcerias muito significativas: Allianz, Liberty, Lusitania, Europ Assistance, April, MetLife, Asisa, Real Vida, Tranquilidade, Prévoir, Mapre, Saúde Prime, Innovarisk, Victoria, RNA, Domestic&General, MGEN e Arag.

Ana Teixeira explicou a ECOseguros como será esta nova fase da ainda curta vida da Mudey.

Porque chama ao novo produto para empresas o “seguro mais democrático de sempre”? Em que seguradora o vai colocar?

Lançámos a área Mudey Empresas, com particular destaque para o Seguro de Vida Grupo. Este seguro, que colocamos na MetLife, é contratado por empresas para os seus colaboradores. Designamos este seguro como o “seguro de vida grupo mais democrático de sempre”, por poder ser subscrito por qualquer tipo de empresa, independentemente do seu tamanho, número de colaboradores ou, com raras exceções, setor de atividade. Não necessita de questionários médicos, pode ser comprado de forma 100% digital através da plataforma Mudey Empresas, o que a torna opção única no mercado para este tipo de seguro. Para além disso, a empresa que contrate este seguro com a Mudey fica com acesso à Wallet Empresa, um conjunto de serviços associados, onde pode gerir os seguros da sua empresa totalmente online. Com esta oferta e forma de contratação, a Mudey torna possível às micro e pequenas empresas acederem, de forma simples e sem burocracias, a este tipo de seguro.

Quais os parceiros seguradores mais ativos para a Mudey?

A conquista do mercado tem-se feito não apenas junto dos clientes, mas também junto das seguradoras. Isto é, desde o início, foi necessário provar as valências, segurança e praticidade do 100% digital, junto dos operadores. Sem dúvida que o momento em que a Mudey surgiu foi o ideal para abrir portas nesse sentido – estávamos ainda em plena pandemia, com as necessidades de digitalização e de desmaterialização de processos a apresentarem-se como urgentes para as seguradoras. Este contexto ajuda a compreender o crescente interesse por parte das seguradoras parceiras: das quatro com que começámos, em julho de 2020, passámos para as atuais 18. Temos sentido um papel muito ativo por parte destas, inclusive em darem resposta às necessidades concretas do utilizador Mudey.

O momento em que a MUDEY surgiu foi o ideal para abrir portas nesse sentido – estávamos ainda em plena pandemia, com as necessidades de digitalização e de desmaterialização de processos a apresentarem-se como urgentes para as seguradoras

Têm comparador para clientes ou mediadores ou pré-selecionam a melhor escolha para os 24 produtos?

Quando criámos a primeira plataforma 100% digital de mediação de seguros em Portugal, sustentámos o nosso modelo de negócio na mediação digital de seguros, amparada por literacia financeira. Estamos plenamente convictos que este é um dos fatores distintivos da Mudey. Durante a simulação online, e com base nas informações prestadas pelo cliente, a Mudey apresenta opções de seguro personalizadas, de acordo com as suas necessidades, interesses, ocupação profissional, e até hobbies. O objetivo é que o cliente encontre o seguro mais adequado à sua situação específica, idealmente, por uma conjugação equilibrada entre coberturas de seguro e preço. Depois, informado, opta pelo seguro mais indicado para si. Como exemplo do foco da Mudey em contribuir, de uma forma clara e relevante, para a literacia financeira, temos a recém-lançada calculadora, que permite verificar se existe poupança efetiva, ou não, em transferir o Seguro de Vida Crédito Habitação para fora do Banco.

Qual o objetivo de entrar em empresas? Dirigem-se a Micro? PME? Porquê?

Nestes dois anos de atividade, constatamos que muitos dos utilizadores da plataforma Mudey, eram de facto pequenos empresários, que procuravam uma solução simples e acessível para os seguros das suas empresas. A Mudey Empresas surge para dar resposta a este segmento empresarial, garantindo que encontram uma forma de pesquisar, contratar e gerir os seus seguros de forma totalmente digital, com linguagem simplificada e acessível. Sabemos que a proposta da nossa plataforma é, sobretudo, interessante para as micro e pequenas empresas, que representam 99,3% do tecido empresarial português, com mais de 1,4 milhões de empresas. Apesar de os níveis de literacia financeira dos pequenos empresários portugueses terem mostrado bons resultados, num inquérito recente da OCDE, estas empresas continuam a enfrentar maiores dificuldades no acesso a recursos humanos e técnicos ligados à área financeira. No caso particular dos seguros, sentimos que existe ainda uma lacuna no acesso a informação simples, diretamente pensada, nas condições e na linguagem, para empresas de micro e pequena dimensão. Assim, mais do que ser a plataforma tecnológica que traz essa simplificação aos processos, acreditamos que conseguiremos ser um real apoio às empresas e empresários que procuram não só garantir os seguros obrigatórios para a sua empresa, mas também investir naqueles que, cada vez mais, são vistos como regalias, que integram o pacote salarial dos colaboradores, como é o caso dos seguros de saúde e de vida.

E que outros seguros vão oferecer a empresas?

Coberturas pensadas diretamente para elas – seguro contra riscos cibernéticos, seguro de saúde e de acidentes de trabalho. E, claro, o seguro Vida Grupo – a mais diferenciadora oferta da Mudey Empresas.

Os resultados, numa empresa jovem e da tipologia da MUDEY, devem ser aferidos pelo crescimento do número de seguros no portefólio, seguradoras parceiras, serviços e utilizadores

Quais os objetivos que tem em negócio na oferta para empresas? A captação será apenas online? Ou por métodos de captação de clientes mais tradicionais?

Estamos a dar os primeiros passos na Mudey Empresas, já com algumas empresas como clientes e com muitas outras interessadas no serviço. A captação de novos clientes empresariais é feita de duas formas: em primeiro, online e diretamente na plataforma da companhia, tal como já acontece com os clientes particulares. A segunda passa por parcerias com players estratégicos B2B com ligação a empresas, através dos quais a Mudey, via sua plataforma, disponibiliza a compra e gestão de seguros com a simplicidade, a acessibilidade e a transparência que a caracteriza.

Têm alguma preocupação especial com o pós-venda ou deixam esse trabalho para as seguradoras que receberam os seguros?

O pós-venda é muitíssimo relevante para a Mudey. É nossa convicção que a fidelização do cliente passa por um pós-venda excelente, com um acompanhamento próximo, constante quando necessário e direcionado. Em simultâneo, defendemos uma concreta separação de responsabilidades na cadeia de valor – “a cada um o que lhe pertence”. Esta definição é fundamental para existir clareza para o consumidor final. Como exemplo, acompanhamento e contacto direto com a cliente a cargo da mediação, e análise de risco e gestão de sinistros a cargo das seguradoras.

Como asseguram a ligação direta aos clientes? 100% online?

Assentamos num modelo digital de distribuição de seguros, robustecido por um suporte omnicanal. Os nossos utilizadores podem contactar-nos através de diversos canais, como chat, WhatsApp, e-mail e telefone. Desta forma, o nosso serviço está disponível 24/7 e em qualquer lugar, adaptando-se às necessidades e ritmo de cada utilizador.

A empresa tem pelo menos 3 negócios? Tecnologia, apoio a mediadores independentes e venda direta ao público?

A Mudey tem um propósito: a mediação digital de seguros. Isso importa tecnologia, clientes e parceiros de co-mediação e seguradoras

Já conseguem ter outros mediadores a trabalhar através da Mudey?

Durante os últimos 18 meses tivemos vários contactos, o que nos levou a repensar a nossa atuação nesta área. Teremos novidades ainda este ano.

Os resultados, em 2020 e 2021, foram bastante negativos devido a ser fase de investimento? Como foi 2022 em receitas, custos, capitais e resultados?

Somos uma insurtech. Como previsto, concentrámos o esforço inicial no desenvolvimento da plataforma online de mediação de seguros, ímpar no mercado. A tecnologia, como é sabido, tem um custo. No nosso entender, os resultados, numa empresa jovem e da tipologia da Mudey, devem ser aferidos pelo crescimento do número de seguros no portefólio, seguradoras parceiras, serviços e utilizadores. Os resultados atingidos, até agora, deixam-nos confiantes de que estamos a progredir no sentido certo.

Quais os produtos-estrela?

Na Mudey Empresas, estamos certos de que será o Seguro Vida Grupo, por ser uma proposta de contratação simples e com valores interessantes para as empresas. Já nos seguros dedicados a particulares, os obrigatórios (casa, vida crédito) mantêm sempre uma procura estável e, desde o nosso início de atividade, que os seguros ligados à segurança pessoal (saúde, nomeadamente) são um franco destaque. Para além disso, temos seguros que se evidenciam de forma mais sazonal, como é o caso dos seguros de viagens.

Estamos focados em fazer crescer a nossa área de parcerias estratégicas B2B. Para além disso, a consolidação e crescimento no mercado nacional mantém-se como prioritária, apesar de estarmos a dar os primeiros passos junto de parceiros internacionais, nomeadamente, no Brasil.

O que pensa do futuro? O mercado? A empresa? Os produtos? Novos clientes particulares e empresas? Parcerias novas? Acionistas?

Estamos bastante confiantes relativamente ao futuro, pois acreditamos ter uma proposta de serviço e de valor para o futuro. Ou seja, a digitalização, que se tornou uma necessidade para o setor mediador e segurador, será um caminho de continuidade, com cada vez maior integração entre os vários intervenientes da cadeia de valor, para uma resposta mais imediata e ajustada aos clientes. Porém, estamos certos de que esta confiança tem de refletir-se em passos estáveis de evolução progressiva. Neste momento, estamos focados em fazer crescer a nossa área de parcerias estratégicas B2B. Para além disso, a consolidação e crescimento no mercado nacional mantém-se como prioritária, apesar de estarmos a dar os primeiros passos junto de parceiros internacionais, nomeadamente, no Brasil.

O negócio está a correr conforme previsto?

O primeiro objetivo foi alcançado: no primeiro ano de atividade, em julho de 2020, chegar aos 5 mil utilizadores. E o segundo superado: em fevereiro deste ano, alcançámos o número de 20 mil utilizadores, que estava previsto para julho de 2023. Otimistas com o futuro da Mudey, definimos um novo objetivo, o de chegar aos 60 mil utilizadores em dezembro de 2024.

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