Seguros caução da COSEC com assinatura digital

  • ECO Seguros
  • 29 Março 2023

Os seguros Caução emitidos pela COSEC vão poder ser validados digitalmente através da plataforma da seguradora de crédito. Já 100% no universo da Allianz Trade, a empresa dá mais um avanço.

A COSEC, Companhia de Seguros de Crédito, permite agora que as suas apólices de Seguro Caução sejam assinadas digitalmente. Este é mais um passo na aceleração da digitalização da companhia especializada em seguros de crédito e de caução, e que reflete o investimento que, afirma, desenvolveu em tecnologia.

Vassili Christidis, CEO da COSEC, “damos mais um passo para acelerar a digitalização dos nossos produtos”.

A introdução da assinatura digital permite que a “contratação do produto se torne ainda mais ágil”, através do portal COSECnet Caução. O pré-requisito é que os representantes legais do tomador do seguro e do segurado possuam assinaturas digitais.

A plataforma COSECnet Caução facilita que tomadores e mediadores COSEC solicitem online pedidos de cotação e de emissão das apólices de Seguro Caução. A companhia promete que entrega resposta em 24/48h.

“O portal permite o acesso, em tempo real, de forma rápida e segura, a todos os documentos contratuais e informações de suporte à gestão do Seguro Caução. É possível visualizar as apólices online, assim que são emitidas”, explica a seguradora, em comunicado.

“A plataformaCOSECnet Caução permite ter visão geral e completa das garantias e plafonds de Caução, gerir as garantias em vigor e solicitar novas, bem como receber atualizações e alertas sobre alterações nas condições e capital da apólice, facilitando o acesso e acompanhamento das operações e plafonds correntes.

“Com a assinatura digital na COSECnet Caução damos, por um lado, mais um passo para acelerar a digitalização dos nossos produtos, mas também para responder ainda melhor às necessidades dos nossos clientes”, diz Vassili Christidis, CEO COSEC.

O Seguro Caução é um produto que permite, em situações em que há imposição legal ou regulamentar, assegurar a garantia de proteção do beneficiário perante o incumprimento contratual e/ou financeiro de um tomador.

Vassili Christidis, explicou, em exclusivo a ECOseguros, como se delineou o projeto.

Financeiramente, qual foi o investimento no projeto?

A COSEC, desde 1969, ano da sua criação, trabalha para entregar sempre os melhores produtos e ferramentas aos nossos clientes. A assinatura digital das apólices de Seguro Caução é mais um passo na aceleração da digitalização, permitindo-nos dar mais agilidade aos nossos clientes. O investimento que fizemos no portal COSECnet Caução para ter esta valência insere-se neste contexto, e está de acordo com a aposta que fazemos constantemente em melhorias para oferecer as melhores condições aos nossos clientes. Ainda assim, acreditamos que será possível atingir o break-even financeiro com este projeto no próximo ano.

A falta de assinatura digital é impedimento ao sucesso de uma proposta?

A assinatura digital no portal COSECnet Caução é mais um passo da COSEC para se manter na vanguarda dos seguros caução. Esta ferramenta está totalmente alinhada com aquilo que são os valores e objetivos da COSEC. Não sendo, por isso, um impedimento para o sucesso do portal COSECnet Caução, lançado há dois anos.

Como prevê o desenvolvimento da área tecnológica neste setor de
seguros?

A tecnologia está em constante evolução, criando desafios para todos os setores de atividade. O setor dos seguros não é, por isso, uma exceção. Estamos a trabalhar para, constantemente, oferecer as melhores soluções para os nossos clientes, acompanhando os desenvolvimentos tecnológicos que vão surgindo.

Qual o papel da Allianz Trade neste novo serviço?

É um elemento de apoio e de inspiração importante. Uma das empresas da Allianz Trade, utiliza um modelo que
disponibiliza, por exemplo, o documento ao beneficiário e não apenas ao tomador do seguro. Através de um código, é possível aceder ao portal e verificar quem emitiu a apólice, entre outros dados importantes. Consideramos que este é um pequeno exemplo da criação de comunicação direta com o beneficiário e
que, na sua base, está aquilo em que acreditamos: simplicidade e eficácia. Por isso, é neste sentido que gostaríamos de explorar o desenvolvimento tecnológico no setor.

Como a plataforma protege dados dos clientes?

A proteção de dados é, para nós, um pilar e uma prioridade. Neste sentido, a proteção dos dados dos nossos clientes é sempre a prioridade quando trabalhamos numa nova solução. A assinatura digital das apólices de Seguro Caução foi um projeto planeado por uma equipa completa e, nesse sentido, contamos com uma equipa de especialistas em tecnologia. De salientar que, em todos os nossos projetos e soluções seguimos todas as regras RGPD e de encriptação dos dados, de forma a assegurar a proteção dos nossos clientes.

Esta ação está ainda sujeita às aprovações regulamentares. A COSEC Espera que esteja concluída no primeiro semestre de 2023

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguros caução da COSEC com assinatura digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião