Médis explica como colocar seguro de saúde nas despesas em IRS
Em cima do início da entrega das declarações de IRS de 2022, a seguradora de saúde do Grupo Ageas divulga uma ajuda para os pagamentos de seguros de saúde serem corretamente deduzidos à coleta de IRS.
Com a entrega do IRS a começar no próximo sábado, dia 1 de abril, a Médis, marca do Grupo Ageas Portugal, divulgou um comunicado para dar “uma ajuda todos os portugueses a deduzir as despesas em seguros de saúde de forma a poupar no IRS”.
A seguradora lembra que é preciso ter especial atenção para as despesas relacionadas com os seguros de saúde, e confirmar se o valor pago está correto na declaração de IRS pré preenchida pela Autoridade Tributária (AT).
“Assim, é fundamental que os contribuintes que tenham seguro de saúde estejam cientes desta informação, para não submeterem a declaração sem verificarem ou incluírem esse valor e evitarem perder os benefícios a que têm direito”, avisa a Médis.
No caso do seguro de saúde, é dedutível à coleta de IRS 15% do montante de despesas de saúde de qualquer membro do agregado familiar, com um limite máximo de 1000€. Este valor inclui o prémio do seguro de saúde que cobre, exclusivamente, os riscos de saúde.
O que precisa fazer na declaração
Durante a entrega do IRS, a Autoridade Tributária pré-preenche as informações sobre as despesas com base nas informações do e-fatura ou do Portal das Finanças. Caso alguma dessas despesas não esteja disponível no Portal das Finanças, é possível alterar os valores considerados pela AT, preenchendo o Anexo H do IRS.
Para inserir as despesas com seguro de saúde no Anexo H do IRS, são necessários os seguintes passos pela ordem apresentada:
- Adicionar o Anexo H à declaração do IRS, caso ele não esteja pré-preenchido;
- Marcar “Sim” no campo 01 do quadro 6C1, para poder alterar ou acrescentar as despesas já pré-preenchidas;
- Autenticar todos os elementos que fazem parte do agregado familiar;
- Preencher o quadro 6C1, utilizando uma linha por código de despesa e por titular;
- Alterar ou acrescentar os valores, inserindo todas as despesas suportadas por cada elemento do agregado familiar, incluindo aquelas cujos valores são iguais aos comunicados pela AT.
Optando por alterar uma despesa no Anexo H, todas as outras despesas devem ser inseridas manualmente. Portanto, no final, é importante verificar se todas as despesas foram inseridas corretamente.
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