Voos Porto-Viena da Austrian Airlines atraem mais investimento para o norte de Portugal

Cônsul austríaco antecipa elevada procura pelos novos voos entre Porto e Viena e acredita que vão potenciar e atrair ainda mais empresas para o país, alavancando a economia nacional.

Os três novos voos diretos entre Porto e Viena, anunciados esta sexta-feira pelo Grupo Lufthansa, surgem como uma alavanca para atrair ainda mais empresas austríacas a investir no Norte de Portugal, assim como a criação de negócios entre os empresários dos dois países, além de dinamizar ainda mais o turismo. O cônsul da Áustria, Tomás Moreira, estima “uma elevada procura” por esta oferta aérea e, de tal forma, que acredita que “os voos passem a ser diários“.

Volvidos 22 anos, a companhia aérea Austrian Airlines recupera, a partir de 1 de abril, as ligações entre Portugal e Áustria com três voos semanais diretos, operados com aeronaves Airbus 320, entre Porto e Viena. Estas ligações aéreas vão permitir estreitar relações económicas entre o Norte de Portugal e Áustria, segundo o embaixador deste país em Portugal, Christoph Meran. “Além da cultura e turismo, estamos a falar de uma ligação cada vez maior entre as nossas economias e negócios“, sublinha o embaixador da Áustria em Portugal.

Também o cônsul da Áustria acredita que estas ligações serão “um incentivo” para que cada vez mais empresas austríacas invistam em Portugal. Tomás Moreira contabiliza ao ECO um total de 17 empresas instaladas no país, principalmente nas áreas relacionadas com o desenvolvimento de software. Mas a expectativa é que este número aumente e por consequência também a procura por estas ligações aéreas da companhia aérea Austrian Airlines do Grupo Grupo Lufthansa. “Graças a uma elevada procura que todos antecipamos, esperemos que os voos passem a diários“, frisa o cônsul da Áustria.

Graças a uma elevada procura que todos antecipamos, esperemos que os voos passem a diários.

Tomás Moreira

Cônsul da Áustria

“Com Lufthansa, SWISS, Brussels Airlines e Austrian Airlines, o Grupo Lufthansa passa a ter quatro companhias aéreas a operar em cinco aeroportos portugueses com 29 voos por dia neste verão – a maioria deles do Porto, com 12 frequências diárias“, avança, por sua vez, o diretor de vendas do Grupo Lufthansa, Thomas Ahlers.

O Porto passa, assim, a ter, três voos semanais diretos para Viena a partir de 1 de abril, às terças, quintas e sábados, durante três horas, numa distância de 2.125 quilómetros. Além dos voos diretos, os passageiros do aeroporto Francisco Sá Carneiro passam, com esta nova rota, a beneficiar de mais ligações europeias e intercontinentais a partir do Porto, “através do hub de Viena, como Praga, Budapeste, Varsóvia, Belgrado, Bucareste, Escócia, Sófia, Banguecoque, Cairo, Amman, Telavive e Addis Ababa”.

Para a vereadora do Turismo e da Internacionalização do Porto, Catarina Santos, estas ligações aéreas vêm colmatar o desinvestimento da TAP no Porto. “Estamos a trabalhar arduamente com as alternativas à TAP e estamos satisfeitos com as companhias aéreas [que têm investido no distrito]”, sublinha a vereadora da autarquia liderada pelo independente Rui Moreira. Catarina Santos lamenta, contudo, os consequentes cancelamentos das reuniões agendadas com o ministro das Infraestruturas para abordar esta questão. “Já tivemos a reunião cancelada com o ministro três vezes.”

O Porto é um destino atrativo. É a cidade portuguesa que recebe mais voos do Grupo Lufthansa. É a única cidade de Portugal que é servida por todo grupo com 12 voos por dia”.

Sebastian Luttmann

Diretor sénior de experiência de marca da companhia aérea Austrian Airlines

Já para o diretor sénior de experiência de marca da companhia aérea Austrian Airlines, Sebastian Luttmann, “o Porto é um destino atrativo e uma das cidades mais importantes do grupo; tem muito sucesso nas outras companhias aéreas do Grupo Lufthansa”. Mais, sustentou Sebastian Luttmann, “o Porto é a cidade portuguesa que recebe mais voos do Grupo Lufthansa. É a única cidade de Portugal que é servida por todo o grupo com 12 voos por dia”, notou

O diretor de vendas do Grupo Lufthansa, Thomas Ahlers, referiu, por sua vez, que no verão deste ano o “grupo vai oferecer 18% mais voos para Portugal” do que em igual período de 2019, ano da pandemia. “Isso destaca a importância de Portugal para o Grupo Lufthansa, pois representa 30% mais capacidade do que a média mundial do grupo”.

Após 22 anos de ausência, a Austrian Airlines completa o portefólio do Grupo Lufthansa em Portugal com adição do Porto à sua programação de voos, acrescentando a peça do puzzle que há muito estava a faltar”, nota Thomas Ahlers. Seja por negócio ou lazer, o “Porto está a afirmar-se como destino atrativo na Europa, numa era competitiva”, conclui a vereadora do Turismo e da Internacionalização da autarquia portuense.

Esta aposta da transportadora de bandeira austríaca vem, assim, “reforçar a oferta do aeroporto Francisco Sá Carneiro, numa altura em que a infraestrutura aeroportuária ultrapassa os recordes de números de operadores em atuação“. E vem responder às constantes reivindicações das forças vivas da cidade no sentido de haver um reforço de voos no aeroporto do Porto.

Ainda esta semana, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, anunciou 14 novas rotas e a ligação a três novos países — Islândia, Letónia e Israel –, e seis novas companhias aéreas a operar. Além do reforço da conectividade com Estocolmo, Shannon, Glasgow, Riga, Reiquiavique e Telavive, e das frequências para Viena, Copenhaga, Berlim, Bristol, Paris (Orly) e Nantes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Voos Porto-Viena da Austrian Airlines atraem mais investimento para o norte de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião