Munich Re retira-se de aliança climática

  • Diana Rodrigues
  • 2 Abril 2023

A resseguradora retira-se da aliança climática "Net-Zero Insurance Alliance" composta por líderes do setor. A preocupação de que reguladores possam bloquear acordos na indústria é dada como causa.

A resseguradora alemã Munich Re anunciou, na passada sexta-feira, que se retira da aliança de seguradoras da indústria centrada na redução das emissões de carbono “Net-Zero Insurance Alliance”. A companhia quer implementar os objetivos climáticos de forma independente.

“É mais eficaz prosseguir a nossa ambição climática de reduzir o aquecimento global de forma independente, como empresa”, disse Joachim Wenning, CEO da Munich Re.

O CEO da Munich Re, Joachim Wenning, justificou a decisão com preocupações de que os reguladores possam bloquear acordos em resposta a posições sobre o clima: “segundo a nossa avaliação, as possibilidades de prosseguir objetivos de descarbonização a nível mundial em solidariedade com a indústria seguradora sem assumir riscos materiais antitrust são tão limitadas que é mais eficaz prosseguir a nossa ambição climática de reduzir o aquecimento global de forma independente, como empresa”.

Em 2021, a Munich Re foi um dos membros fundadores da Net-Zero Insurance Alliance (NZIA), na qual 30 empresas do setor decidiram adotar regras comuns para uma contribuição ativa para a proteção do clima. De acordo com as suas próprias informações, elas representam no seu conjunto 15% do volume mundial de prémios. Para além da Axa francesa, a Allianz, Zurich e Swiss Re da Suíça, a Aviva britânica e a resseguradora francesa Scor estiveram entre os primeiros membros.

A Munich Re pode estar a considerar consequências de um aviso do regulador britânico da concorrência CMA. A NZIA já se tinha aproximado da autoridade em 2021 porque tinha identificado “uma tensão entre as iniciativas de sustentabilidade e a lei da concorrência” e solicitado isenções.

A CMA tinha respondido, em fevereiro, com uma recomendação intitulada “quando os acordos para combater as alterações climáticas estão isentos da lei da concorrência”. O antigo chefe do Banco de Inglaterra, Mark Carney, como codiretor de uma iniciativa de proteção climática dos bancos e gestores de ativos (Glasgow Financial Alliance for Net Zero, GFANZ), também tinha relatado resistência por parte das autoridades anti-monopólio.

Joachim Wenning disse que a Munich Re não se está a afastar dos seus objetivos de proteção climática: “o nosso compromisso climático é inquebrável. Até à data, estamos a descarbonizar ainda mais rapidamente do que o zero líquido até 2050 exigiria”, afirma a resseguradora. A Munich Re não tem assegurado centrais elétricas a carvão e minas desde 2018 e instalações de areias petrolíferas desde 2019. A partir de abril, os campos de petróleo e gás recentemente desenvolvidos e o transporte de petróleo estão também na lista de exclusões.

Regine Richter, da organização ambientalista Urgewald, questionou a própria NZIA após a retirada da Munich Re: “se os mais progressistas partirem, penso que poderá constituir uma ameaça para toda a aliança“. Paralelamente à NZIA, existe a “Net-Zero Asset Owner Alliance” (NZAOA), na qual se aliaram grandes investidores de capital, tais como seguradoras e fundos de pensões. Também eles querem alinhar os seus investimentos com a proteção do clima. Um porta-voz da Munich Re disse que não havia planos para se retirarem da NZAOA.

As preocupações anti-trust estão no centro de um crescente retrocesso da sustentabilidade nos Estados Unidos, à medida que os políticos republicanos recuam nos esforços do grupo ligados ao clima e a outras questões ESG.

O segundo maior gestor de fundos do mundo, o Vanguard, em dezembro, retirou-se de uma aliança semelhante para a sua indústria.

Nem a aliança nem o atual presidente responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A Munich Re está classificada entre as 10 primeiras de cerca de 30 seguradoras num scorecard da ‘Insure our Future’, que acompanha as ambições climáticas das principais seguradoras.

 

 

 

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Munich Re retira-se de aliança climática

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião