Quem ganha o Clássico na Bolsa?

As contas mais recentes das duas sociedades anónimas desportivas mostram que a SAD do Benfica continua a faturar mais que a SAD do Porto, mas tem uma operação menos eficiente que a da sua rival.

O Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube de Porto jogam hoje dentro das quatro linhas o 190.º Clássico da história do futebol português. Se no campo o FC Porto tem sido vitorioso, contando até ao momento 100 vitórias contra 89 vitórias do clube da Luz, no campeonato financeiro as contas são outras.

Desde janeiro, as ações da FC Porto SAD acumulam ganhos de 14,8% contra uma desvalorização de 1,8% das ações da Benfica SAD. No entanto, nos últimos dois anos, enquanto as ações da SAD do dragão valorizaram 44%, os títulos da SAD do Benfica subiram 69%.

Fonte: Refinitiv.

No plano financeiro, as contas mais recentes das duas sociedades anónimas desportivas revelam que ambas as empresas terminaram o primeiro semestre da atual época desportiva com prejuízo e com proveitos operacionais acima dos 100 milhões de euros. No entanto, mostram duas sociedades distintas no plano da eficiência e rentabilidade das suas operações.

A SAD do Benfica, que recentemente informou o mercado que renovou o contrato com o treinador Roger Schmidt por mais duas épocas desportivas (até junho de 2026), fechou o primeiro semestre com um prejuízo líquido de 13,3 milhões de euros, menos 60% face aos prejuízos de 31,7 milhões de euros contabilizados no período homólogo.

Além disso, a SAD do Benfica fechou as contas com um resultado operacional negativo de 7,7 milhões de euros (em comparação com 25,3 milhões de euros negativos no período homólogo) e um resultado operacional, excluindo ofertas relacionadas com jogadores, no primeiro semestre, de 111,6 milhões de euros face a 95,9 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

As contas do primeiro semestre da FC Porto SAD apontam para um prejuízo líquido de 9,9 milhões de euros, menos 4% face aos prejuízos de 10,3 milhões de euros registados no período homólogo; e para um resultado operacional de 1,43 milhões de euros, menos 14% face aos 1,67 milhões de euros registados no primeiro semestre da época passada.

Os números apresentados a 28 de fevereiro pela SAD portista mostram ainda proveitos operacionais, excluindo proveitos com passes de jogadores, de 102,6 milhões de euros, mais 13,4% face aos 90,5 milhões de euros contabilizados no período homólogo, e uma margem bruta de 68%.

Os resultados das duas SAD revelam ainda que no primeiro semestre a SAD do Benfica continua a faturar mais que a sua concorrente no campeonato da venda de passes de jogadores.

Enquanto a Benfica SAD faturou 12,3 milhões de euros no primeiro semestre (o triplo do registado no mesmo período homólogo de 2022), a FC Porto registou 3,7 milhões de euros com transações de passes de jogadores no primeiro semestre, mais 67% face ao mesmo período do ano passado.

Apesar destas diferenças, a SAD portista apresenta níveis de rentabilidade da sua operação melhor que a SAD vermelha. De acordo com dados da Refinitiv, as ações da Benfica SAD negoceiam com uma margem operacional negativa de 14,6% e uma margem bruta de apenas 29,5%. Em oposição, os últimos dados da FC Porto SAD mostram uma empresa com uma margem operacional de 33,9% e uma margem bruta de 68,4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem ganha o Clássico na Bolsa?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião