Benfica SAD acusada de fraude fiscal na investigação do “saco azul”

  • ECO
  • 28 Fevereiro 2023

Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira também acusados na investigação iniciada após alerta do banco BIC, por pagamentos a pequena empresa de informática que não prestava qualquer serviço.

A Benfica SAD e a Benfica Estádio são acusadas de fraude fiscal no âmbito da investigação relacionada com um “saco azul” no clube da Luz, iniciada depois de um alerta do banco BIC, por terem pagado cerca de 1,65 milhões de euros a uma pequena empresa de informática (Questão Flexível) que não prestava qualquer serviço às duas entidades, sendo esses valores imediatamente levantados ao balcão através de cheques em caixa.

De acordo com o Expresso, o procurador Hélder Branco dos Santos decidiu ainda acusar de crimes de fraude fiscal e de falsificação os três gestores que lideravam a SAD benfiquista em 2017 e que “tinham perfeita consciência de que as faturas emitidas pela Questão Flexível em benefício das sociedades Benfica SAD e Benfica Estádio não titulavam quaisquer operações económicas”: o ex-presidente Luís Filipe Vieira, o antigo diretor financeiro, Miguel Moreira, e Domingos Soares de Oliveira, que ainda é administrador da SAD, ao lado de Rui Costa.

O jornal escreve ainda que José Bernardes, dono da Questão Flexível que cobrava 11% das faturas passadas, vai responder pelos crimes de fraude fiscal, falsificação e branqueamento. Com este esquema, sublinha o procurador, citado pelo mesmo jornal, houve “uma forma de fuga aos impostos, quer de IVA quer de IRC, num total de mais de 500 mil euros que deverá ser pago solidariamente por todos os arguidos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica SAD acusada de fraude fiscal na investigação do “saco azul”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião