Luís Rodrigues assume liderança da TAP na sexta-feira

Luís Rodrigues, até recentemente presidente executivo da SATA, assume a liderança da TAP esta sexta-feira, substituindo Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja.

Mais de um mês depois de o Governo ter anunciado em conferência de imprensa a demissão da CEO e do presidente do conselho de administração da TAP, Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja vão sair de cena e dar lugar a Luís Rodrigues. O antigo presidente executivo da SATA assume a liderança na sexta-feira, confirmou o ECO junto de fontes ligadas ao processo.

Segundo um comunicado enviado entretanto pelo ministérios das Finanças e das Infraestruturas, a entrada em funções de Luís Rodrigues no dia 14 foi aprovada esta quarta-feira em assembleia geral, “tendo também sido adotadas as decisões finais sobre os procedimentos legalmente previstos para a destituição dos titulares dos cargos de presidente do conselho de administração e da comissão executiva, cujo último dia em funções será 13 de abril“.

“Ficam assim reunidas as condições para que a TAP inicie uma nova etapa, capaz de assegurar o foco na implementação bem-sucedida do plano de reestruturação da empresa, para a qual o contributo diário de todos os trabalhadores é imprescindível”, afirmam os ministérios.

O Governo decidiu demitir, com “justa causa”, a CEO e o chairman da TAP na sequência da divulgação do relatório da Inspeção-Geral de Finanças que declarou ilegal o processo de saída da antiga administradora Alexandra Reis. O anúncio foi feito numa conferência conjunta dos ministros das Finanças e das Infraestruturas a 6 de março.

Seguiram-se os procedimentos legais com a notificação dos gestores do projeto de demissão pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças e a audiência prévia de Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja, que entregaram as repostas no final de março. Ficava apenas a faltar a assembleia geral, um processo simples tendo em conta que o Estado é o único acionista da TAP SGPS e da TAP SA, realizada esta quarta-feira.

A CEO da transportadora aérea presidiu esta quarta-feira à última reunião da comissão executiva. Luís Rodrigues assume os cargos de CEO e chairman, voltando a uma companhia da qual já foi administrador. Ao que o ECO apurou, a TAP já entregou à ANAC o requerimento para que o novo presidente executivo seja também designado accountable manager, cuja existência é obrigatória nos operadores aéreos.

A primeira passagem pela TAP teve início em junho de 2009 para o cargo de administrador financeiro, nomeado pelo então secretário de Estado do Tesouro, Carlos Costa Pina, era Teixeira dos Santos o ministro das Finanças. Ficou até dezembro de 2014, saindo devido a divergências com o CEO, Fernando Pinto, relacionadas com a VEM, o negócio de manutenção no Brasil comprado pela TAP à Varig, segundo apurou o ECO.

Após deixar a TAP, Luís Rodrigues foi liderar a formação de executivos da Nova School of Business and Economics, onde ainda é professor de Estratégia de Negócios. Antes de ingressar na companhia aérea, foi diretor de Marketing da TVI e da Portugal Telecom.

O gestor estava na SATA em janeiro de 2020, apanhando meses depois o embate da pandemia e a paralisação do tráfego aéreo. Desde que assumiu o cargo conseguiu recuperar os resultados da companhia, obtendo um EBITDA (resultado operacional antes de impostos, depreciações, amortizações e juros) positivo em 2021 e receitas recorde em 2022.

Nascido em Lisboa, em 1965, licenciou-se em Economia na Nova SBE, em 1988, a mesma faculdade onde fez o MBA, que completou em 1990. Em 2003, rumou à Harvard Business School para tirar o Programa Avançado de Gestão.

(notícia atualizada às 19h15 com comunicado do ministério das Finanças e Infraestruturas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Rodrigues assume liderança da TAP na sexta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião