Christine Ourmières-Widener deixa liderança da TAP com “imensa tristeza” e “saudade”

A presidente executiva da TAP enviou uma mensagem de despedida aos trabalhadores no último dia no cargo. Diz que deixa uma companhia "mais forte" e que sai com "saudade".

A presidente executiva enviou uma mensagem de despedida aos trabalhadores no último dia no cargo, onde diz que é “com imensa tristeza” que sai da TAP ao fim de quase dois. Afirma que deixa uma companhia “mais forte” e que acredita num “futuro brilhante”.

O Estado aprovou na quarta-feira em assembleia geral a destituição de Christine Ourmières-Widener, com efeitos a partir do final do dia de hoje. “É com imensa tristeza que deixo a TAP, ao fim de quase dois anos”, começa a mensagem enviada na manhã desta quinta-feira aos trabalhadores.

A presidente executiva, que entrou na companhia em julho de 2021, afirma que a TAP está hoje “mais forte” e “tem uma posição geográfica privilegiada que lhe permite tirar o melhor partido possível da sua nova e mais eficiente frota”. “Acredito no futuro brilhante da TAP. A companhia tem todas as condições para continuar a prosperar e a alcançar ainda mais sucesso“, acrescenta.

Christine Ourmières-Widener deixa também elogios à equipa “brilhante” com que trabalhou e afirma que sai da companhia com saudades. “Em dois anos de Portugal, a palavra mais importante que aprendi é única: Saudade. E já sei por antecipação o que ela significa. É o sentimento que levo em relação à TAP e a todos os que a fazem diariamente e lhe chamam família“.

O Governo decidiu demitir, com “justa causa”, a CEO e o chairman da TAP na sequência da divulgação do relatório da Inspeção-Geral de Finanças que declarou ilegal o processo de saída da antiga administradora Alexandra Reis. O anúncio foi feito numa conferência conjunta dos ministros das Finanças e das Infraestruturas a 6 de março. Christine Ourmières-Widener contesta a legalidade do despedimento e afirmou na comissão parlamentar de inquérito que foi usada como “bode expiatório”.

Pode ler em baixo a carta na íntegra:

Caros Colegas,

Foram dois anos intensos e desafiadores, de trabalho árduo em conjunto com as equipas mais competentes e dedicadas que conheci. Enfrentámos juntos muitos obstáculos, sem nunca perder a esperança, a determinação e o foco. Graças ao trabalho árduo e ao compromisso de todos, conseguimos superar muitos desafios e alcançar resultados significativos.

Saio agora de uma Companhia diferente daquela em que entrei.

Uma Companhia resiliente, que sobreviveu à pandemia do Covid-19 e já recuperou praticamente a 100% a sua atividade.

O Plano de Reestruturação, com que nos comprometemos, está a ser cumprido mesmo antes do previsto, graças ao desempenho financeiro da Companhia, que é fruto do esforço de todos, tendo sido já possível mitigar os cortes salariais, que sempre foi uma prioridade.

Hoje, a TAP está mais forte. Tem uma posição geográfica privilegiada que lhe permite tirar o melhor partido possível da sua nova e mais eficiente frota. Mantemos uma forte posição no Brasil, o nosso principal mercado a seguir a Portugal. Reforçámos o papel essencial de ligar as comunidades de língua portuguesa a Portugal e de ligar Portugal ao resto do mundo.

Ainda recentemente, anunciámos mais uma solução para um problema antigo: a assinatura do acordo com a Menzies, relativo à Groundforce. É mais um importante passo para o caminho de recuperação. E representa uma das maiores mudanças estruturais a seguir ao encerramento da ME Brasil.

Acredito no futuro brilhante da TAP. A Companhia tem todas as condições para continuar a prosperar e a alcançar ainda mais sucesso.

Agradeço a todos e a cada um de vocês o apoio e a confiança em mim durante todo este tempo. Sou grata por ter tido a oportunidade de trabalhar com pessoas brilhantes, que formam o pilar de sucesso da TAP.

Em dois anos de Portugal, a palavra mais importante que aprendi é única: Saudade. E já sei por antecipação o que ela significa.

É o sentimento que levo em relação à TAP e a todos os que a fazem diariamente e lhe chamam família.

Do fundo do meu coração, desejo à TAP e a todos o melhor.

Foi uma honra ser a primeira CEO da TAP. E um verdadeiro gosto servir a Companhia.

Obrigada por tudo.

Christine Ourmières-Widener
CEO

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Christine Ourmières-Widener deixa liderança da TAP com “imensa tristeza” e “saudade”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião