Lloyd’s quer segurar Serviço Nacional de Saúde britânico
O Lloyd's está interessado em providenciar seguros para o governo britânico, incluindo para o NHS (Serviço Nacional de Saúde), mas nem todos os decisores estão convencidos.
O Lloyd’s gostaria de poder oferecer cobertura para o Serviço Nacional de Saúde Britânico e contra eventos climáticos. A possibilidade foi alegadamente avançada durante uma reunião entre John Neal e o Chanceler Jeremy Hunt.
“Embora apreciemos o papel importante que o setor dos seguros desempenha na construção de resistência a riscos futuros, geralmente não representa uma boa relação custo-benefício para o governo central comprar seguros comerciais”, menciona um artigo do The Guardian, que cita um porta-voz do Tesouro britânico sobre ‘ofertas’ do chefe executivo do Lloyd’s, John Neal, e o presidente Bruce Carnegie-Brown. “O governo está empenhado em reforçar os próprios sistemas e capacidades que apoiem a resiliência coletiva contra riscos sistémicos”, escreve a publicação.
Partilha de riscos
Carnegie-Brown foi citado pelo The Guardian como tendo declarado: “se conseguirmos fornecer uma solução de seguro que financie efetivamente o SNS se este violar a sua capacidade, ou questões orçamentais, então mostrará que a indústria seguradora responde de forma positiva a algo que foi causado por um evento exógeno. Obviamente, coisas como uma pandemia podem causar aumentos muito dramáticos na procura do SNS e dos seus recursos”.
Foi relatado que o ILS (seguros ligados a títulos) poderia ser uma forma de o fazer.
“Trata-se de compreender quais são os parâmetros de risco do governo em torno deste tipo de questões, e historicamente o governo tem suportado 100% dos riscos”, afirmou o presidente do Lloyd’s, que acredita que a indústria dos seguros pode ser um parceiro governamental na redução dos elementos de risco.
“O que estamos a dizer é que o setor privado poderia assumir uma parte deste risco, mas precisaríamos de explorar os termos precisos em que o faríamos”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lloyd’s quer segurar Serviço Nacional de Saúde britânico
{{ noCommentsLabel }}