Reitores exigem 60 milhões para responder a “rutura” orçamental nas universidades

  • ECO
  • 18 Abril 2023

Reitores querem verba adicional para lidar com os impactos da inflação. Orçamento das universidades começou a ser preparado com previsão da subida de preços mais baixa do que se verificou.

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) vai exigir ao Governo um reforço de cerca de 60 milhões de euros nas verbas transferidas para as instituições de ensino superior, de modo a fazer face ao impacto da inflação, segundo avança o Público (acesso condicionado).

Os reitores argumentam que o valor real não foi tido em conta no momento de preparação do Orçamento do Estado de 2023. Segundo o presidente deste organismo, já há instituições “em situação de rutura” e quem já saiba que vai ter “dificuldades em pagar salários” na fase final deste ano, se não houver mais dinheiro.

A dotação orçamental para as instituições de ensino superior, cujo orçamento para 2023 começou a ser preparado em agosto do ano anterior quando a previsão de inflação era de cerca de 3%, foi de cerca de 1.200 milhões de euros. Os reitores das universidades públicas pedem assim uma verba adicional de cerca de 60 milhões de euros.

Em reação a este apelo a ministra do Ensino Superior garantiu que as instituições de ensino superior terão as verbas necessárias para que “nenhuma entre em rutura” nem fiquem salários em causa, embora reconheça que as dificuldades financeiras que atravessam. “Daquilo que estiver do nosso lado, podemos garantir que nenhuma instituição entrará em rutura nem nenhum salário será afetado. Essa situação nunca se irá pôr”, disse à Lusa Elvira Fortunato.

Reconhecemos as dificuldades que as Instituições de Ensino Superior (IES) atravessam com toda esta situação que o mundo vive”, acrescentou a ministra, reagindo à posição do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) que pediu ao Governo um reforço adicional de 5%, ou seja, mais 60 milhões de euros para fazer face ao aumento de despesas.

Notícia atualizada às 11h52 com as declarações da ministra do Ensino Superior

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reitores exigem 60 milhões para responder a “rutura” orçamental nas universidades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião