Alterações climáticas forçam adaptação rápida da Europa

  • ECO Seguros
  • 24 Maio 2023

Organizações Copernicus, ESA e a NASA avançam com missões de envio de satélites para compreender ciclo da água. Seguros, indústrias alimentar e energética já estão a utilizar dados da Copernicus.

O calor recorde e seca apontam para mudanças ainda mais rápidas do que o previsto na Europa, escreve a Bloomberg (acesso pago). Especialistas advertem para temperaturas perigosamente altas, novamente, este ano.

“Há um circuito de feedback“, alerta Carlo Buontempo, diretor da Copernicus. “As condições secas podem, em contrapartida, ter contribuído para as temperaturas extremamente elevadas. Uma outra consequência das condições secas foi a propagação e intensificação dos incêndios“.

A mais recente avaliação climática da União Europeia (EU), publicada pelo Copernicus Climate Change Service, indica que especialistas e decisores se prepararam para a adaptação a um planeta cada vez mais quente. Milhares de milhões de euros foram investidos em novas missões espaciais de observação da Terra, focadas na proteção contra as consequências da diminuição da terra arável, redução dos níveis de água e mais incêndios florestais.

Um clima quente e árido significa uma diminuição das colheitas, que exacerba a insegurança alimentar. Níveis fluviais baixos podem forçar centrais elétricas a encerrar. França impõe ‘medidas de sobriedade’ e a Comissão Europeia considera mais formas de preservar os escassos recursos hídricos do continente.

“Estamos realmente a entrar em território desconhecido, onde a nossa experiência coletiva será menos útil do que há algumas décadas atrás”, disse Carlo Buontempo, diretor da Copernicus.

Embora as previsões possam ajudar os agricultores a optar por plantar variedades de culturas resistentes à seca, ou engenheiros a planear melhor irrigação, estas não atenuam a pressão económica das alterações climáticas. As temperaturas recorde de Verão – 1,4 graus acima da média histórica – dizimaram colheitas em França e na Europa Central no ano passado. As perdas relacionadas com o clima, em todo o mundo, ascenderam a cerca de 270 mil milhões de dólares.

Um período de seca está atualmente a murchar as colheitas e a atrasar as plantações em alguns dos maiores produtores europeus, criando condições para uma nova subida da inflação alimentar.

“Já vimos alguns relatos de stress hídrico em países mediterrânicos”, disse Samantha Burgess, vice-directora da Copernicus. “A menos que tenhamos precipitações primaveris significativas, a probabilidade de haver uma disponibilidade de água abaixo da média é provável“.

Os rios europeus tiveram um 6º ano consecutivo de caudais abaixo da média em 2022, o que levou ao “ano mais seco de que há registo” em termos de alcance geográfico, segundo Copérnico. Os baixos níveis de água dificultam a passagem de mercadorias em vias fluviais que contribuem com 80 mil milhões de euros para as economias da UE. O estudo da Copernicus aponta que os leitos secos dos rios forçaram as centrais hidroelétricas e nucleares a reduzir a produção de eletricidade, ajudando a disparar os preços da energia para níveis recorde.

“Precisamos realmente, neste momento, de ver como podemos introduzir políticas de adaptação”, disse Mauro Facchini, que supervisiona a Copernicus na Comissão Europeia.

Os sinais são preocupantes, dizem os investigadores europeus que utilizam dados do estudo. Um ambiente mais quente e seco está a reduzir drasticamente a humidade do solo, com graves impactos na futura produção de culturas em locais como o sul da Europa, que poderá perder grandes extensões de terra arável até 2050, segundo um estudo que será apresentado na próxima semana à União Europeia de Geociências. A humidade total do ano passado foi a segunda mais baixa em meio século, calculou a Copernicus.

“Há alguns anos, nunca teria imaginado que a água seria um problema aqui na Europa, especialmente na Alemanha ou Áustria”, disse Torsten Mayer-Guerr, um investigador austríaco que estuda a massa de água da Terra.

Os dados sugerem que a escassez de água poderia tornar-se o novo normal levaram os cientistas a redobrar a atenção sobre a forma como os recursos circulam através da Terra. O problema não é apenas menos chuva – tendo caído menos 10% no ano passado, segundo estimativas de Copernicus – mas sim a perda da cobertura de neve alpina e o rápido encolhimento dos glaciares. No seu conjunto, a diminuição das infiltrações nos lagos e mares da Europa, complica os riscos ambientais, aumentando a temperatura da água e prejudicando os ecossistemas. Há ainda maior probabilidade de incêndios florestais, que dizimaram as paisagens europeias em três vezes a dimensão do Luxemburgo, no ano passado.

Há um circuito de feedback“, disse Buontempo. “As condições secas podem, em contrapartida, ter contribuído para as temperaturas extremamente elevadas. Uma outra consequência das condições secas foi a propagação e intensificação dos incêndios“.

A Copernicus, a ESA e a NASA estão a desenvolver novas missões para melhor compreender o ciclo da água da Terra. Uma – com o nome de código MAGIC – planeia lançar satélites 500 quilómetros em órbita, onde serão capazes de medir variações em pequena escala para o armazenamento de água.

Sabemos que a disponibilidade de dados quase em tempo real é importante para a tomada de decisões“, disse Burgess, observando que as indústrias alimentar, energética e de seguros já estão a utilizar dados da Copernicus.

A organização destacou um lado positivo da luta da Europa contra o aquecimento global: 2022 produziu uma radiação solar mais forte que levou à produção de energia fotovoltaica acima da média. A instalação de mais fontes de energia sem emissões continua a ser a melhor aposta do mundo para manter os aumentos de temperatura abaixo do limiar de 1,5 graus centígrados neste século.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alterações climáticas forçam adaptação rápida da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião