Trabalhadores da Nobre marcam nova greve para 28 de abril

  • Lusa
  • 20 Abril 2023

Greve foi decidida em plenário perante a insistência da administração em manter o salário mínimo nacional, independentemente dos anos de serviço e das funções desempenhadas.

Trabalhadores da Nobre Alimentação agendaram nova greve para o próximo dia 28 na unidade de Rio Maior (Santarém) para contestar a ausência de resposta da empresa à reivindicação de aumentos salariais. Diogo Lopes, do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura, Alimentação, Bebidas e Tabaco (SINTAB), disse esta quinta-feira à agência Lusa que a greve foi decidida num plenário realizado na terça-feira, perante a insistência da administração em manter o salário mínimo nacional, independentemente dos anos de serviço e das funções desempenhadas.

Segundo o sindicalista, nos contactos mantidos com a empresa após a greve do passado dia 9 de fevereiro, esta manteve-se irredutível. Para Diogo Lopes, esta postura é incompreensível numa empresa “que pertence a um grupo internacional e [que] tem tido bastantes lucros”.

Esperamos que, desta vez, [a empresa] veja que os trabalhadores não estão contentes e vão continuar na luta até conseguirem o que querem e que é um direito”, acrescentou, sublinhando que, caso não haja evolução, os trabalhadores estão dispostos a continuar o protesto, admitindo avançar para uma greve todo os meses.

Além dos salários, estão em causa as categorias profissionais, disse, afirmando que, independentemente das funções desempenhadas, são todos classificados como salsicheiros e não existe progressão na carreira. O pré-aviso de greve foi emitido pelo SINTAB e pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Alimentar (STIAC), tendo sido anunciada a presença da secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, no dia 28, a partir das 08:30, em frente à fábrica de Rio Maior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da Nobre marcam nova greve para 28 de abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião