Trabalhadores do grupo EDP em greve esta quarta-feira por aumentos salariais

  • Lusa
  • 11 Abril 2023

Os trabalhadores exigem aumentos salariais de 150 euros, para "fazer frente à brutal subida do custo de vida" e a valorização das profissões e melhoria da progressão na carreira.

Os trabalhadores do grupo EDP realizam, na quarta-feira, dia da assembleia-geral de acionistas da empresa, uma greve por aumentos salariais de 150 euros para fazer face ao aumento do custo de vida, segundo a Fiequimetal.

“Os trabalhadores das empresas do Grupo EDP, organizados nos sindicatos da Fiequimetal, vão fazer greve e vão levar uma clara mensagem de reivindicação e luta até junto da sede da empresa, na Avenida 24 de Julho, em Lisboa, onde se reúne a assembleia de acionistas”, pode ler-se num comunicado da federação sindical.

Os trabalhadores exigem aumentos salariais de 150 euros, para “fazer frente à brutal subida do custo de vida” e a valorização das profissões e melhoria da progressão na carreira. Os trabalhadores reivindicam ainda o direito à pré-reforma e “a uma reforma digna” bem como a melhoria dos sistemas de saúde.

“Embora se trate de um grupo que acumulou milhares de milhões de euros de lucros, nos últimos anos, a administração decidiu avançar com uma atualização salarial que fica abaixo do valor da inflação, agravando assim a perda de poder de compra dos trabalhadores”, indica a Fiequimetal.

Para a federação sindical, o “teto de 5,1%” serve “para a empresa ganhar mais uns milhões, com a redução do IRC”. A Fiequimetal espera que a paralisação tenha “elevadíssima adesão nos centros de contacto e nas lojas, muitas das quais poderão mesmo encerrar”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores do grupo EDP em greve esta quarta-feira por aumentos salariais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião