Frederico Varandas propõe aumento de 32% do seu salário

Além da revisão para 240 mil euros do salário do presidente, a comissão de acionistas da SAD do Sporting propõe uma revisão da remuneração dos órgãos sociais da SAD verde e branca.

A comissão de acionistas da SAD do Sporting — a sociedade tem como maior acionista o clube, com 84% do capital — pretende ver aprovada na assembleia-geral extraordinária de 16 de maio um aumento do vencimento do seu presidente e dos restantes órgãos sociais da sociedade.

Segundo um comunicado enviado esta sexta-feira para a CMVM, foi proposto um aumento até 32% do salário fixo do presidente da SAD leonina, dos atuais 182 mil euros para até 240 mil euros, e um aumento de 45% da componente fixa do vencimento dos seus vice-presidentes, de 131 mil euros para até 190 mil euros.

Na base desta proposta está um estudo encomendado à consultora Korn Ferry focado na “avaliação de funções e benchmark salarial” de executivos que, segundo o comunicado da SAD leonina, aponta para que “a remuneração do presidente do conselho de administração está 11,4% abaixo da mediana de mercado.”

No caso da componente fixa dos vencimentos dos restantes executivos do conselho executivo estarem em linha com o que paga o mercado para cargos semelhantes, a administração da SAD propõe também um aumento salarial para ambos.

Além da competitividade face a executivos semelhantes, os acionistas da SAD verde e branca sustenta a proposta de revisão salarial na acumulação de pelouros por parte destes executivos, numa equidade interna e ainda pela “exposição mediática, desgaste da imagem pessoal e até risco para a integridade física, nomeadamente em certas deslocações”, que a indústria do futebol acarreta, lê-se no comunicado.

A proposta propõe ainda a remuneração fixa dos administradores não executivos no valor de 7 mil euros, em linha com a remuneração do presidente do conselho fiscal. Atualmente, os administradores não executivos não são remunerados.

“Atendendo ao nível de responsabilidade, que entendemos semelhante ao do Presidente do Conselho Fiscal, e à necessidade, prevista nos Estatutos da Sociedade, de estarem presentes em reuniões mensais de Conselho de Administração, propomos que a remuneração dos Administradores não executivos seja alinhada com o Presidente do Conselho Fiscal”, justifica aquela comissão.

Na proposta que será apresentada aos acionistas da Sporting SAD em meados do próximo mês, consta ainda uma remuneração de 6 mil euros para os vogais do conselho fiscal, 3 mil euros para o presidente da mesa da assembleia-geral, 1.500 euros para o vice-presidente da mesa da assembleia-geral e ainda 1.000 euros para o secretário da mesa da assembleia-geral.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Frederico Varandas propõe aumento de 32% do seu salário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião