BRANDS' ECOSEGUROS Fórum Ibérico InsurTech 2023

  • BRANDS' ECOSEGUROS
  • 29 Abril 2023

O Fórum Ibérico InsurTech 2023 em Portugal teve lugar no dia 12 de maio, em Lisboa, no Fórum Picoas da Altice Portugal

A AFIP – Associação Fintech Insurtech Portugal e a sua congénere espanhola MadFintech – Madrid Capital Fintech têm, desde 2021, organizado anualmente o Fórum Ibérico InsurTech, sendo que este ano teve lugar em Portugal a 12 de Maio – em Lisboa, no Fórum Picoas da Altice Portugal. Tratou-se de uma oportunidade de refletir sobre o papel da inovação na sustentabilidade das organizações, particularmente importante num contexto de tanta incerteza. Uma lufada de ar fresco, com mais de uma dezena de startups em pitch, destacados keynote speakers com testemunhos inspiradores e debates em torno de temas na ordem do dia. Não faltaram momentos vários para catch-up e novos contactos com insurtechs, investidores, importantes seguradoras e distribuidores ibéricos, tecnológicas e consultores, potenciadores de parcerias estratégicas, abertura a novos mercados e scale up.

Assista aqui:

O Fórum Ibérico InsurTech é um evento ímpar que mobiliza os atores do setor segurador em Portugal e em Espanha, e em particular as InsurTech. Apresenta cada ano o estado da arte em termos de Inovação e de Tecnologia nos seguros. Entre diversos sponsors, destaca-se a Tranquilidade, como grande patrocinador e exclusivo no setor dos seguros. Como Keynote speakers estiveram presentes Stefano Bison e Hugh Terry.

Stefano Bison é um dos oradores atualmente mais convidados em fóruns internacionais de inovação, Head de Inovação do Grupo Generali, bem como Business Angel, Mentor e Investidor no ecossistema , pertencendo aos boards da EFMA, Italian Insurtech Assoc., Moffu Labs e House of Insurtechs Switzerland.

Hugh Terry é um dos maiores especialistas em inovação, em particular no gigante mundo segurador asiático onde a digitalização tem dado destacados passos, e é CEO & Founder da “TDI – The Digital Insurer, The World’s largest knowledgebase and community on digital insurance” – com a qual será assinado um protocolo de parceria durante o evento.

O ano passado, o Fórum Ibérico InsurTech teve lugar em Madrid com mais de 600 inscritos e cerca de 40 oradores, de personalidades destacadas do Governo de Madrid, entidades do setor, Seguradoras, Bancos, Tecnológicas e Consultoras.

Foram apresentadas 7 Insurtechs Portuguesas e 15 Espanholas, concorrendo ao prémio final pela Inovação que foi ganho pela Portuguesa Automaise, tecnológica com soluções de produtividade e customer care baseadas em AI e pela Espanhola SleepZzone, plataforma de telemedicina personalizada do sono. Antes e depois do evento, que foi presencial e também divulgado em streaming para Espanha e Portugal, decorreu uma ampla divulgação do mesmo. A Afip esteve representada localmente por três dos cinco membros do seu Workgroup Insurtech: João Paulo Matos (Corporate Strategy Knowledge member) no discurso institucional da AFIP; Paulo Padilha (Technological Knowledge member) nas boas-vindas e entrega de prémios, e Miriam Costa (Insurance Distribution/Marketing Knowledge member) que debateu a representação das mulheres no mundo dos seguros e as diferenças entre os dois países da Ibéria. Ficou patente que o peso das mulheres em cargos de direção e de topo é o dobro em Espanha face ao verificado em Portugal, e que está nos dois países bastante longe da paridade de género. De destacar a inspiradora “masterclass” proferida por Marcos Urarte, Presidente do Conselho Assessor de Inovação de UNESPA, à qual apelidou “O Dom da Inovação”.

Nesta edição de 2023, em Lisboa, a equipa AFIP contou com todos os seus elementos, ou seja, também com Luís Miguel Vieira (Financial knowledge member e membro da Conselho de Administração da AFIP), e Nuno Sapateiro (Legal knowledge member) e partner na Abreu Advogados, escritório que é também um dos patrocinadores deste evento. Com grande impacto em Portugal e Espanha, está também garantida a retransmissão em Espanha e América Latina. Com foco na inovação, na aceleração e internacionalização de projetos, mobilizando atores relevantes, quer institucionais, quer do setor, quer de serviços especializados em tecnologia e advocacia, o evento teve ampla divulgação nos media e redes sociais, contando com a participação de 23 insurtechs em pitch, concorrendo aos prémios de INOVAÇÃO. Vários dos projetos previstos para este ano estão já na fase Grow-up, algo interessante em termos comerciais e de potenciais parcerias.

Este ano houve 3 mesas redondas: uma à volta da temática “Aceleração sustentável e ESG/Sustentabilidade”, na ordem do dia pela responsabilidade de preservação do planeta para as gerações vindouras e pelas soluções de seguros que procuram cruzar créditos de carbono; por outro lado, fundos, business angels e VC’s prometem acelerar, mas importa a sustentabilidade das vantagens distintivas e cada vez mais o equilíbrio ESG: Environment, Social & Governance. Uma segunda mesa redonda alusiva a “Tecnologia Impactante na Inovação no Setor Segurador”, onde a inteligência artificial e desenvolvimentos como o chatgtp prometem revoluções para além da nossa imaginação (e limites éticos?). E uma terceira relativa a “Inovação na Distribuição de Seguros”, que visa debater a aplicação da tecnologia para aproximar as soluções das expectativas dos consumidores, há tanto tempo por responder (a rapidez, a clareza, a comparabilidade, a oportunidade no caso dos embedded e connected insurances, o “as you go”, “how you go…). Os Keynote speakers estão convidados a abordar temáticas enquadradas, e de preferência a destacar o papel da inovação nesta conjuntura mundial de incerteza.

"A imagem do evento mistura classicismo/”distribuição tradicional” com modernismo. É algo que, de certa forma, caracteriza a distribuição de seguros na Ibéria, ou seja, forte peso da mediação tradicional (tão importante no apoio à literacia financeira e à clarificação para apoio à adequada decisão pelos consumidores), com um grande “hip” de ferramentas digitais/tecnológicas de aceleração da produtividade e transparência nas várias fases do “ciclo de produção do seguro” e em todo o tipo de players. Consideramos que as Seguradoras têm tido um papel decisivo em apoiar a digitalização da Mediação, mas que ainda há muita criatividade a trazer, nomeadamente para favorecer uma maior proximidade digital entre cada Mediador e os seus próprios clientes (e potenciais clientes…). As Insurtechs podem ser parceiros ideais nesse processo ou, no mínimo, fazer despertar várias boas ideias! ”

Miriam Costa, organização Forum Ibérico InsurTech 2023

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fórum Ibérico InsurTech 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião