BRANDS' ECOSEGUROS Renovações de contratos: cumpra os novos requisitos de informação

  • BRANDS' ECOSEGUROS
  • 27 Abril 2023

Para maior transparência na atualização de preços, a ASF recomenda quanto à Informação a prestar aos tomadores dos seguros nas renovações de contratos. Prepare-se para responder a este desafio.

A circular nr 3/2023 da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) vem lançar novas recomendações sobre a Informação a prestar aos tomadores dos seguros aquando das renovações de contratos.
Para maior transparência do processo de atualização de preços, as seguradoras devem incluir nos avisos de pagamento a enviar aos clientes informação que permita comparar o novo prémio com o prémio da anuidade anterior, detalhando ainda:

“(a) A indicação do impacto, na variação do prémio aplicável ao contrato, da variação da
sinistralidade, da variação do capital seguro e da variação das coberturas contratadas,
quantificando cada um dos fatores separadamente;

(b) A indicação do impacto, na variação do prémio aplicável ao contrato, de outros fatores
que sejam relevantes, quantificando cada um deles separadamente;

(c) A identificação dos outros fatores que possam ser relevantes na variação do prémio
aplicável ao contrato.”

Estes novos requisitos obrigam as seguradoras ao cálculo e registo detalhado dos vários fatores que contribuem para a formação do prémio em cada contrato, não só doravante, mas também para a anuidade dos contratos atualmente em vigor.
Este é um desafio para as seguradoras cujos sistemas de tarificação não permitem uma granularidade elevada, e tão pouco a capacidade de recalcular o impacto dos vários fatores no prémio global de cada apólice.
Para que estas necessidades tenham resposta adequada, sem investimentos desproporcionais, é fundamental utilizar sistemas de tarificação flexíveis e que sejam parametrizáveis de form muito rápida, dando resposta às exigências do mercado e dos reguladores.
Empenhada em contribuir positivamente para a melhoria da eficiência dos processos seguradores, a msg insur:it responde a estes desafios com a sua plataforma de tarificação – Product Machine, que proporciona serviços que complementam a informação hoje existente nos sistemas das seguradoras, ajudando-as assim a cumprir os novos requisitos de informação recomendados pela ASF

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Renovações de contratos: cumpra os novos requisitos de informação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião