Documentos pedidos ao Governo já chegaram à CPI da TAP. Vieram num CD e numa “pen”

A comissão parlamentar de inquérito à TAP já recebeu a documentação pedida ao Governo sobre o processo de demissão da CEO e do chairman da TAP. Informação chegou em CD e numa "pen drive".

O presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) à TAP confirmou que os documentos requeridos pelos partidos ao Governo, sobre o processo de demissão da antiga CEO da TAP e do presidente do conselho de administração, já chegaram. A informação disponibilizada pelo ministério da Presidência veio num CD e a das Finanças numa pen drive.

“Tenho a informação de que a comissão recebeu a informação. Não sei em que condições e com que classificação”, afirmou Seguro Sanches, presidente da CPI esta quinta-feira. Segundo os deputados, a informação chegou em CD e os serviços da comissão estavam a ter dificuldade em abri-los. Este foi o formato escolhido pelo Ministério da Presidência. O presidente da CPI, Jorge Seguro Sanches, afirmou no final dos trabalhos que o Ministério das Finanças enviou uma pen drive.

O ministro das Finanças, Fernando Medina, tinha afirmado, horas antes no Parlamento, que a informação iria ser disponibilizada ainda esta quarta-feira. “Ainda hoje a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) terá acesso a todos os documentos”, anunciou o ministro das Finanças. Fernando Medina esclareceu que o acesso a esses documentos envolve “aqueles que [a CPI] solicitou na primeira vez, e aqueles que não solicitou da primeira vez, que constituem a espinha dorsal do processo de demissão dos administradores da TAP.”

“Considero deplorável a adjetivação que tenho ouvido sobre o envio dos documentos”, referiu Fernando Medina após interpelado por vários deputados sobre o processo de demissão dos dois administradores da companhia bandeira nacional.

No final dos trabalhos da CPI, Paulo Moniz, do PSD, voltou a questionar se os documentos foram ou não todos enviados e se estavam legíveis. “Já chegaram bastantes documentos. Alguns estão aqui em formato digital. Já confirmei que são confidenciais. Amanhã, a partir das 9h, a sala de segurança estará disponível para os senhores deputados procederem à consulta”, afirmou Jorge Seguro Sanches.

Bernardo Blanco, deputado da Iniciativa Liberal, considerou “deplorável” a forma como o Governo está a tratar a comissão, ao não enviar informação. “Gostava que os documentos fossem disponibilizados hoje”, apelou. O presidente da CPI reforçou a necessidade de cumprir os procedimentos previstos, remetendo a consulta para quinta-feira.

(notícia atualizada às 22h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Documentos pedidos ao Governo já chegaram à CPI da TAP. Vieram num CD e numa “pen”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião