Benfica SAD paga 5,75% em novo empréstimo obrigacionista de 40 milhões

A SAD liderada por Rui Costa vai pagar uma taxa de juro fixa bruta de 5,75% ao ano, acima dos 4,6% da última emissão de obrigações para o retalho.

O Benfica anunciou esta quarta-feira o lançamento de um novo empréstimo obrigacionista no valor inicial de até 40 milhões de euros, num total de oito milhões de obrigações ao valor nominal unitário de cinco euros. A SAD encarnada paga uma taxa de juro fixa bruta de 5,75% ao ano, acima dos 4,6% da última emissão de obrigações para o retalho.

As Obrigações Benfica SAD 2023-2026 serão emitidas no âmbito de duas ofertas que decorrem entre 2 e 12 de maio de 2023:

  • Uma oferta pública de subscrição tendo como objeto até 8.000.000 de obrigações, com o valor nominal unitário de 5 euros e global inicial de até 40 milhões de euros;
  • Uma oferta pública de troca, no mesmo montante, de obrigações emitidas pela Benfica SAD em 15 de julho de 2020, com data de reembolso em 17 de julho de 2023, “correspondendo a cada Obrigação Benfica SAD 2020-2023, a título de contrapartida, uma Obrigação Benfica SAD 2023- 2026 e os juros corridos desde 15 de janeiro de 2023, inclusive, até à data de emissão e liquidação, exclusive, no montante de €0,067777778 por cada Obrigação Benfica SAD 2020- 2023, encontrando-se este pagamento sujeito a impostos, comissões e outros encargos”.

Em junho de 2020, em plena crise provocada pela pandemia de Covid-19, a SAD do Benfica tinha lançado uma emissão de dívida destinada a investidores de retalho, oferecendo na altura uma taxa de juro de 4%. Já em maio do ano passado, os encarnados emitiram obrigações no valor global de 60 milhões de euros, com um prazo de três anos, pagando um juro bruto anual de 4,6%.

No prospeto agora enviado à CMVM, a Benfica SAD explica que as ordens de subscrição e/ou de troca transmitidas em aceitação da respetiva oferta e devidamente validadas estarão “sujeitas aos critérios de alocação de ordens e de rateio aplicáveis e serão satisfeitas de acordo com os mesmos”, caso a procura exceda as Obrigações Benfica SAD 2023- 2026 disponíveis.

Como é habitual neste tipo de operações, o valor de 40 milhões de euros poderá ser aumentado, por opção do emitente e oferente, mediante publicação de adenda ao prospeto que seja aprovada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e divulgada até 10 de maio de 2023.

Nesta operação coordenada pelo Haitong Bank e em que participam como “colocadores” o ActivoBank, Banco Best, Carregosa, Banco Invest, Montepio, CaixaBI, Crédito Agrícola, CGD, EuroBic, HaitongBank, Millennium bcp e o Novobanco, o pagamento de juros será realizado a 17 de maio e 17 de novembro de cada ano, esclarece ainda o clube da Luz, que segue na liderança da Primeira Liga de futebol, com quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto.

No primeiro semestre do exercício relativo à época desportiva de 2022/23, a SAD do Benfica registou um prejuízo de 13,3 milhões de euros, que representou, ainda assim, uma melhoria de 58% em relação aos resultados que a sociedade liderada por Rui Costa tinha obtido em igual período do ano passado.

A sociedade lisboeta ressalvou, na altura, que a mais-valia obtida com a alienação dos direitos do jogador argentino Enzo Fernández, vendido ao Chelsea depois do Mundial do Qatar por 121 milhões de euros, apenas terá impacto no resultado do segundo semestre, uma vez que a transferência apenas ficou fechada em janeiro de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica SAD paga 5,75% em novo empréstimo obrigacionista de 40 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião