“Sim” ganha vantagem no referendo turco que visa reforçar poderes do Presidente

  • ECO
  • 16 Abril 2017

Primeiros resultados indicam que o "Sim" vai à frente no referendo da Turquia que visa reforçar os poderes do Presidente.

Os primeiros resultados do referendo constitucional da Turquia colocam o “Sim” às mudanças que vão reforçar os poderes do Presidente, embora a margem seja curta.

Dos mais de 86% dos votos já contados, 52,87% são votos favoráveis às alterações que visam alterar o sistema parlamentar para um regime presidencialista, face os 47,13% de turcos que não pretendem mudanças constitucionais. Os números, não oficiais, estão a ser atualizados regularmente pela agência de notícias estatal turca Anadolu através do Twitter.

São cerca de 58 milhões de turcos vão pronunciar-se este domingo, em referendo, sobre uma reforma constitucional proposta pelo Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que substitui o sistema parlamentar por um regime presidencialista.

O referendo é polémico. A vitória do “sim” permitirá ainda concretizar 18 reformas constitucionais que fornecem ao Presidente o poder para designar ministros e altos responsáveis oficiais, nomear metade dos membros da mais alta instância judicial do país (HSIK), declarar o estado de emergência e emitir decretos.

Para os apoiantes de Erdogan, o mentor desta consulta eleitoral, as alterações à Constituição vão introduzir a estabilidade de que o país necessita. Os opositores receiam que apenas signifique mais um passo em direção a um regime autocrático controlado pelo atual “homem-forte” da Turquia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Sim” ganha vantagem no referendo turco que visa reforçar poderes do Presidente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião