Ajay Banga eleito presidente do Banco Mundial

  • Lusa
  • 3 Maio 2023

Ajay Banga, 63 anos, era o único candidato ao cargo e deve tomar posse da presidência da instituição a 2 de junho.

O candidato dos Estados Unidos à presidência do Banco Mundial (BM), Ajay Banga, foi esta quarta-feira eleito para o cargo pelo Conselho de Administração, indicou a instituição em comunicado. Ajay Banga, 63 anos, era o único candidato ao cargo e afirmou várias vezes que pretende dar prioridade ao financiamento da luta contra as alterações climáticas e a reforma do BM.

Deverá assumir funções para um mandato de cinco anos no próximo dia 2 de junho, precisou o BM. Historicamente, o Banco Mundial é liderado por um norte-americano e um europeu lidera o Fundo Monetário Internacional (FMI). Esta repartição de responsabilidades é, no entanto, contestada por vários países, em particular China, Índia, Brasil e Rússia, que querem um papel de maior destaque em instituições internacionais.

Banga, um gestor de empresas que nasceu e cresceu na Índia, iniciou uma digressão mundial para promover a sua candidatura após os Estados Unidos terem indicado o seu nome, tentando conseguir o maior apoio possível, em particular de países emergentes e em desenvolvimento.

Acabou por ver a sua candidatura apoiada por países como Índia, Quénia e África do Sul, entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ajay Banga eleito presidente do Banco Mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião