Conheça os 3 seguros do ramo Vida que estão a ser as estrelas do mercado

  • ECO Seguros
  • 7 Maio 2023

Duas seguradoras, dois bancos e três produtos foram contra um mercado em contínua descida de vendas dos seguros de Vida. Saiba o que têm de especial os produtos estrela da BPI e da GamaLife.

O Super PPR 55 Mais e o Vida Segura da GamaLife e o BPI Rendimento da seguradora BPI Vida e Pensões foram os produtos que melhor contrariaram um mercado de seguros do ramo Vida em declínio iniciado desde que as taxas de juro se tornaram baixas. Gradualmente este movimento causou grandes problemas às seguradoras obrigando-as a cativar capitais próprios para fazer face às responsabilidades em produtos de rendimento garantido. Tudo retirou competitividade aos seguros financeiros face a alternativas de poupança e investimento oferecidos pela banca, pelos fundos de investimento e pelo Estado na sua necessidade absoluta de colocar dívida no mercado interno.

A venda no canal bancassurance permite sucessos no Ramo Vida. O Novobanco com os seguros GamaLife, o BPI com a BPI Vida e Pensões.

A subida das taxas de juro que ocorreu desde 2022 voltou a conferir atratividade aos seguros de capitalização de médio e longo prazo que tenham uma componente de taxa e de capital garantido”, comentou fonte da BPI Vida e Pensões a ECOseguros.

Outra fonte do mercado refere que “foi preciso ver os primeiros a voltar a garantir rendimentos em produtos financeiros”, disse a ECOseguros. O primeiro trimestre confirmou novidades com duas seguradoras a contrariar um movimento geral de quebra de 28,5% do ramo Vida face ao T1 2022, vendendo apenas 1.294 milhões de euros. A BPI Vida e Pensões cresceu quase 40% e tornou-se líder de mercado em seguros unit-linked com 44% de quota de mercado neste segmento. Já a GamaLife apostou nos seguros poupança e cresceu 8 vezes no segmento, tendo vendido 167 milhões de euros no trimestre e triplicando a sua quota de mercado no ramo Vida para 13% e entrando no 3º lugar vindo do 13º em 2022.

O que têm em comum os produtos foi o regresso aos rendimentos garantidos aos segurados e serem exclusivamente comercializados com as parcerias de bancassurance com o banco BPI e Novobanco.

O BPI Rendimento foi o impulso que a BPI VeP encontrou. A última série foi vendida aos clientes do banco entre 20 fevereiro a 3 de março deste ano oferecendo uma taxa bruta garantida de 2,2% e garantia integral de capital no final do prazo de 5 anos e 1 dia. Segundo a BPI Vida e Pensões é um produto destinado a investidores “que procurem a preservação do seu investimento, com garantia e proteção do seu capital, que estejam dispostos a manter o seu investimento durante o prazo do produto”.

No lado da GamaLife a estrela está a ser a 1ª série do Super PPR 55 Mais, um Plano Poupança Reforma que, segundo a seguradora “constitui uma aplicação financeira a longo prazo com garantia de capital, visando a constituição de um Complemento de Reforma e usufruindo de Benefícios Fiscais”. Estando em comercialização até ao final de maio, o produto garante rendimento de 1,3% e foi dirigido aos maiores de 55 anos. Os investimentos estão associados ao Fundo PPR Super Investimento, não tem comissão de gestão nem de subscrição.

A GamaLife também destacou o Vida Segura, um produto com valor mensal reduzido que assegura o rendimento correspondente ao salário da pessoa segura em caso de morte ou invalidez durante um período pré-determinado. Segundo a GamaLife “permite antecipar os imprevistos da vida, assegurando ao mesmo tempo a continuidade de projetos familiares, em caso de morte, doença grave, invalidez absoluta ou definitiva”

A fonte da BPI Vida e Pensões explicou ainda a ECOseguros: “o crescimento da produção contou com a capacidade de colocação de recursos da Rede Comercial do Banco BPI, mediador único da Companhia. Para o futuro, a BPI Vida e Pensões pretende continuar a crescer nos seguros de vida tanto na vertente de proteção como de poupança de longo prazo”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conheça os 3 seguros do ramo Vida que estão a ser as estrelas do mercado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião