Já foram entregues 3,5 milhões de declarações de IRS

Em cerca de dois meses, Fisco já recebeu mais de 3,5 milhões de declarações do IRS. É mais de metade do total entregue no ano passado.

Os contribuintes já entregaram mais de 3,5 milhões de declarações de IRS na campanha deste ano, que arrancou a 1 de abril e se prolonga até 30 de junho. Número representa mais de metade das declarações entregues no ano passado, próximo de seis milhões, valor que inclui também substituições.

Até ao momento, a Autoridade Tributária já recebeu então 3.517.411 declarações, de acordo com as estatísticas disponíveis no Portal das Finanças. Assim, em cerca de dois meses foram entregues, em média, aproximadamente 52 mil declarações por dia.

Quem já entregou pode já ter recebido os montantes a que tinha direito, se fosse esse o caso, já que os primeiros reembolsos começaram a chegar à conta dos contribuintes a 13 de abril, segundo indicou o Ministério das Finanças. Até 27 de abril “foram emitidas mais de 724 mil ordens de pagamento, a que corresponde um valor total de reembolsos de cerca de 570 milhões de euros”, avançou o gabinete de Fernando Medina ao Correio da Manhã, em resposta à notícia de que este ano os reembolsos estão a ser processados com maior lentidão, superando em alguns casos o prazo de 17 dias estipulado pelo próprio Executivo

O último balanço das Finanças indicava ainda que até dia 12 de abril, 46% das declarações foram submetidas através do IRS automático. É de recordar que para os contribuintes abrangidos por este regime, não apresentar qualquer declaração implica que a proposta provisória passa a definitiva no final deste mês, ou seja, o Fisco assume que “entregou” a declaração que estava preenchida automaticamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram entregues 3,5 milhões de declarações de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião