Sindicato da PJ suspende greve após cedência da ministra

  • Lusa
  • 12 Maio 2023

A tutela aumentou o valor das horas noturnas do piquete e prevenção de 3,61 euros para 6,43 euros, diz a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária.

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária suspendeu a greve ao trabalho suplementar iniciada em abril após “sinal de boa-fé” da ministra da Justiça em resolver duas das três reivindicações que apresentava.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC-PJ), Carla Pinto, disse que, “apesar de continuarem a trabalhar com valores muito abaixo” do normal, a tutela aumentou o valor das horas noturnas do piquete e prevenção de 3,61 euros para 6,43 euros, bem como resolver outras das reivindicações, com a publicação da portaria que fixa o contingente para passagem à disponibilidade aos 55 anos de idade com 36 anos de Serviço.

Segundo a dirigente sindical, a ministra Catarina Sarmento e Castro comprometeu-se durante as negociações a ter disponibilidade para regulamentar até ao final do ano o trabalho suplementar, de forma a que a respetiva portaria entre em vigor a 01 de janeiro de 2024, a terceira das reivindicações apresentada para justificar a greve.

Carla Pinto disse “acreditar na tutela” face à disponibilidade para regulamentar o trabalho suplementar, mas deixou o aviso de que, caso isso não aconteça, serão adotadas novas medidas de luta.

Quanto à decisão de suspender a greve ao trabalho suplementar, Carla Pinto afirmou que esta não foi votada por unanimidade, havendo muitos associados que defenderam manter a greve até que o Ministério da Justiça regulamentasse o trabalho suplementar.

A greve ao trabalho suplementar teve uma adesão a rondar os 95%, segundo o sindicato.

Um dos principais motivos que levou à greve, que começou a 1 de abril e que afetou o trabalho das unidades de prevenção e todo o trabalho prestado fora do horário normal, ou seja, entre as 12:30 e as 14:00 e entre as 17:30 e as 09:00, foi a falta de atualização pela tutela do referencial dos valores dos suplementos de piquete e prevenção.

A falta de regulamentação do estatuto das carreiras especiais e a estagnação das negociações com a direção e o Ministério da Justiça foram outros motivos da greve.

Em meados de abril, em declarações à Lusa, Carla Pinto que a ASFIC-PJ não conseguia indicar com exatidão a quantidade de serviços que tiveram que ser adiados em consequência da greve, mas adiantou que tiveram de ser canceladas diversas operações que deveriam ter sido realizadas fora do horário normal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicato da PJ suspende greve após cedência da ministra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião