Estado vai deixar de dar apoios a compra de carros elétricos

O Governo admite mudar os incentivos aos carros elétricos, passando do apoio à compra para uma ajuda para fazer baixar os custos da energia nos carregamentos.

O Estado vai deixar de comparticipar a compra de carros elétricos. O incentivo à compra de automóvel elétrico, através de um pacote de ajuda do Estado, que este ano chegou aos 5,2 milhões de euros, já não deverá fazer parte do próximo Orçamento do Estado.

Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado explicou que os níveis de aquisição de automóveis elétricos revelam que a compra já não está ligada ao incentivo e os apoios do Estado nunca conseguiriam acompanhar os valores da procura. O Governo pretende substituir este incentivo por medidas que permitam uma redução dos custos de carregamento.

Em março deste ano a compra de veículos elétricos aumentou 88%, em comparação com o mesmo mês o ano passado. Segundo o secretário de Estado, de futuro a intervenção do Estado tem de ser feita reduzindo o valor das taxas cobradas com o carregamento e agilizando os processos de licenciamento para aumentar o número de postos de carregamento porque há muitos investidores interessados em entrar no mercado. Atualmente estão a ser criados 30 postos por semana. Em 2023, Jorge Delgado quer que esse número chegue aos 40 ou 50 por semana.

Na mesma entrevista, o secretário de Estado confirmou uma derrapagem nas obras do metro de cerca de 500 a 600 milhões de euros e admitiu que poderá ser ainda maior porque há imponderáveis que podem surgir depois de começar a obra, nomeadamente a nível geológico. O secretário de Estado garante que estes custos acrescidos serão financiados em parte através do PRR e da sua reprogramação ou, em alternativa, pelo Orçamento do Estado ou pelo Fundo ambiental.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado vai deixar de dar apoios a compra de carros elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião