SCOR regressa aos lucros

  • ECO Seguros
  • 16 Maio 2023

"Todas as unidades de negócio - Propriedade e Sinistros (P&C), Vida e Saúde (L&H) e Investimentos - observaram resultados positivos. O valor económico do Grupo aumentou significativamente", diz CEO.

A resseguradora francesa SCOR registou resultados líquidos, relativos ao Grupo, de 311 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023, em comparação com prejuízos líquidos de 35 milhões de euros no ano anterior, mesmo que as receitas de seguros tenham diminuído 4%, para 3,9 mil milhões de euros.

“O Grupo está a tirar o máximo partido do ambiente favorável atual”, partilhou Denis Kessler, presidente da SCOR.

No contexto do Grupo, os prémios brutos emitidos (GWP) diminuíram 0,7% em relação ao ano anterior, para 4,7 mil milhões de euros, impulsionados por um declínio de 3,1% no GWP de Propriedade e Sinistros (P&C), parcialmente compensado pelo crescimento de 1,6% nos prémios de L&H.

A empresa comunicou que, durante o trimestre, o setor dos resseguros continuou a ser impulsionado por três desenvolvimentos favoráveis que surgiram e se aceleraram. Um deles é a fase positiva em curso, referente ao ciclo de resseguro P&C. A SCOR regista um aumento da taxa média de 7% para a sua carteira de P&C, renovada em 1 de abril de 2023, o que, segundo a empresa, deverá conduzir a uma melhoria significativa da rentabilidade técnica. A SCOR prevê que a tendência favorável se mantenha nas renovações de meados do ano, num contexto de persistência de perdas elevadas resultantes de catástrofes naturais. No que respeita a resseguro Vida e Saúde (L&H), a SCOR explica que o excesso de mortalidade associado à pandemia foi consideravelmente reduzido.

Do lado dos ativos do balanço, a SCOR espera que a subida das taxas de juro e, consequentemente, das taxas de reinvestimento, aumente significativamente a contribuição financeira dos investimentos para os resultados das resseguradoras em geral.

Na SCOR P&C, as receitas de seguros aumentaram 5,4% a taxas de câmbio constantes, com um rácio combinado de 85,2%, que inclui um rácio nat cat de 9,9%, em linha com o orçamento de 10% anunciado em 12 de abril de 2023. Os novos negócios CSM ascendem a 588 milhões de euros.

Na SCOR L&H, as receitas de seguros diminuíram 11% a taxas de câmbio constantes, enquanto o resultado do serviço de seguros se situa em 272 milhões de euros e o CSM de novos negócios em 192 milhões de euros no 1º trimestre de 2023.

No que diz respeito à SCOR Investments, o segmento apresenta um retorno sobre os ativos investidos de 2,9% e um rendimento regular de 2,8% no trimestre.

Denis Kessler, Presidente da SCOR, disse: “a SCOR gerou excelentes resultados no primeiro trimestre de 2023. O Grupo está a tirar o máximo partido do atual ambiente favorável. O nosso novo CEO, Thierry Léger, está encarregado de elaborar um novo plano estratégico trienal ao abrigo da IFRS 17. Este plano definirá as melhores formas e meios para o Grupo consolidar a sua posição como ressegurador líder mundial, tirando partido da sua plataforma de subscrição global Tier 1 e do seu know-how técnico. O Conselho de Administração está confiante na capacidade do Grupo para prosseguir ativamente o seu crescimento, com o duplo objetivo de solvência e criação de valor.

Thierry Léger, Diretor Geral (CEO) da SCOR, acrescentou: “os resultados do primeiro trimestre são muito satisfatórios. Todas as unidades de negócio – P&C, L&H e Investimentos – geraram resultados positivos, e o Valor Económico do Grupo aumentou significativamente. Paralelamente, as nossas equipas financeiras geriram com êxito a transição para o novo quadro da IFRS 17: gostaríamos de lhes agradecer por este feito. Olho agora para o futuro: o mercado actual é muito favorável e todas as equipas estão mobilizadas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SCOR regressa aos lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião