HDI, Mapfre e Allianz perseguem Liberty na América Latina

  • ECO Seguros
  • 16 Maio 2023

O grupo alemão parece estar à frente na corrida aos negócios da Liberty na América latina. Trata-se de adquirir 1% de quota de um mercado que vale 150 mil milhões de prémios anuais.

Os alemães do grupo Talanx, com a HDI, a Mapfre e Allianz estão interessadas na compra das operações da Liberty na América do Sul, negócio que a Liberty Mutual colocou à venda quase ao mesmo tempo que iniciou o processo de alienação da unidade europeia, em que se esperam concretizações no final deste mês de maio.

Segundo o jornal brasileiro Valor Económico, a HDI – que tem forte presença no Brasil e México – já estará na segunda fase do processo competitivo sendo apontado um valor de 1.000 milhões de dólares como indicativo para o valor da transação mediado pelo JP Morgan. A HDI já nomeou a Rothschild para assessorar nesta tentativa de compra que deverá estar concluída até junho.

Nenhuma das entidades mencionadas faz comentários nesta fase, sabendo-se apenas que os negócios da Liberty envolvidos referem-se às operações Brasil, Chile, Colômbia e Equador, com predominância de seguros gerais no total.

A Mapfre é o maior grupo segurador na América Latina, um mercado que valeu – segundo estudo da própria Mapfre – cerca de 150 mil milhões de dólares em 2021. O grupo espanhol detém 5,5% do mercado seguindo-se a BrasilPrev, do grupo Banco do Brasil, com 5% de quota, a Bradesco com 5,1% e a CNP Assurances com 5%. Completa o top 5 a Zurich com prémios de 7,2 mil milhões de dólares e 4,8% de quota de mercado.

A Liberty tem na América do Sul uma quota de 1% e 1,5 mil milhões de dólares de prémios, sendo o 23º maior grupo. Já a HDI/Talanx é 19ª com 1,3% de quota. Outro potencial comprador é a Allianz, 14º maior grupo, que tem 1,9% de quota e com a aquisição da Liberty entraria no top 10.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

HDI, Mapfre e Allianz perseguem Liberty na América Latina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião