“Até 2050, a procura de água e alimentos deverá aumentar mais de 50%”

  • ECO Seguros
  • 17 Maio 2023

“A guerra na Ucrânia está a potencializar uma crise alimentar global”. Este foi um dos alertas da conferência organizada pela Coface, especializada em análise de riscos.

A ‘Conferência Risco País’, organizada pela Coface, especialista internacional em seguros de crédito e exportação, reuniu cerca de 100 empresários e especialistas em análise económica e de risco, que partilharam opiniões sobre a situação económica atual.

No evento, Luís Cabral abordou a Lei de Moore, que afirma que o número de transístores num microchip duplica de dois em dois anos. A lei afirma que se pode esperar que a velocidade e a capacidade dos computadores aumentem de dois em dois anos devido a este facto, embora paguemos menos por eles. Outro princípio da Lei de Moore afirma que o crescimento é exponencial”.

As boas-vindas do evento estiveram a cargo de José Monteiro, Country Manager da Coface em Portugal e foram seguidas da apresentação de Luís Tomé, Full Professor e Diretor do Departamento de Relações Internacionais e do Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa.

O líder apontou as transformações sistémicas que estão a ocorrer de forma transversal, tanto na ordem mundial como nas estruturas de poder, ambiente, energia, demografia e tecnologia. O conflito Ucrânia-Rússia e as consequências que lhe estão associadas também foram centrais para a apresentação, tal como a dependência de petróleo e gás – que aumentou em muitos países, com a exceção dos E.U.A. – e que existe no contexto de uma confluência de crises, que envolvem a disponibilidade de essenciais como a água, o clima estável e segurança.

Até 2050, a procura de água e alimentos deverá aumentar em mais de 50%. O nexo entre os sistemas de abastecimento de água, energia e alimentos cria desafios geopolíticos num contexto agravado pelas alterações climáticas. A energia hidroelétrica é a maior fonte de eletricidade renovável e tem a sua dinâmica geopolítica própria, incluindo disputas e conflitos por rios, bacias hidrográficas, sistemas fluviais, barragens”, apontou o especialista, numa projeção intitulada ‘International River Disputes’, referente a conflitos fluviais internacionais.

O professor destacou ainda os aumentos oficiais de orçamentos de Defesa em 2023, face a 2022. O Japão a totalizar 26,3% (++objetivo 2% do PIB até 2017); a Austrália 14%; a Índia 13%; os E.U.A. 8% (quase 4% do PIB) e a China 7,2% (1,7% do PIB). “Antes da invasão russa da Ucrânia, as despesas militares dos Países Europa-NATO deveriam atingir cerca de 1,8 biliões de dólares até 2026, um aumento de 14% em cinco anos; agora, estima-se que essas despesas aumentem entre 53% e 65%”, sublinhou. Destacou-se também o papel das eleições em 2024, em Taiwan, Egito, Argélia, África do Sul, Índia, Indonésia, Coreia do Sul, União Europeia, Geórgia, Moldova, Rússia, México e E.U.A.

O objetivo do evento foi proporcionar uma perspetiva abrangente das tendências e da evolução da economia mundial para apoiar os envolvidos no comércio internacional e que tomam decisões de negócio sobre exportações e investimentos, com vista a partilhar conhecimento dos riscos associados às mesmas. Luís Cabral, Paganelli-Bull Professor of Economics and International Business e Chair, Department of Economics, na NYU Stern School of Business, partilhou ‘Megatrends’, numa perspetiva económica; também perspetivas macroeconómicas mundiais foram abordadas por Bruno de Moura Fernandes, Head of Macroeconomic Research da Coface.

Ao longo dos eventos Coface, “questões que afetam a economia global e a geopolítica são decifradas e discutidas, bem como os principais desafios que o mundo enfrenta no futuro”, informava o comunicado Coface.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Até 2050, a procura de água e alimentos deverá aumentar mais de 50%”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião