Cerca de 5% dos portugueses trabalhavam no setor das TIC em 2022

No que toca à equidade de géneros, apenas 20% dos especialistas TIC em Portugal são mulheres. Ainda assim, a percentagem portuguesa consegue ser superior à média da União Europeia.

Em 2022, 9,4 milhões de pessoas na União Europeia (UE) trabalhavam como especialistas na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o que representa 4,6% da mão de obra total. A percentagem traduz-se numa ligeira subida de 0,1 pontos percentuais (p.p.) face a 2021. Portugal está em linha com a média europeia, mas fez o movimento contrário. Já no que toca à igualdade de género, o setor continua muito desigualitário na generalidade dos países, mostram os dados publicados esta quinta-feira pelo Eurostat.

No ano passado, 4,5% profissionais portugueses trabalhavam na área das TIC, uma percentagem que recuou 0,2 p.p. comparativamente ao ano anterior, ano em que o valor se situava nos 4,7%.

A Suécia foi o país da UE que registou a percentagem de especialistas em TIC mais elevada (8,6%), seguindo-se o Luxemburgo (7,7%) e a Finlândia (7,6%).

Na ponta oposta do gráfico, com as percentagens mais baixas, estava a Grécia, a Roménia e a Polónia, com 2,5%, 2,8% e 3,6%, respetivamente.

Apenas 20% dos especialistas TIC em Portugal são mulheres

a percentagem de mulheres que trabalham como especialistas na área das TIC na União Europeia registou um ligeiro declínio de 19,1%, em 2021, para 18,9%, em 2022, quebrando assim a tendência ascendente que tem sido observada desde 2014.

A realidade portuguesa seguiu o comportamento europeu, tendo registado uma descida de 0,3 pontos percentuais de 2021 para 2022. No ano passado, apenas 20,4% dos especialistas TIC eram mulheres. Ainda assim, o valor deixa Portugal na primeira metade do gráfico, acima da média europeia.

O destaque, apesar de ainda longe da igualdade, vai contudo para a Bulgária, Roménia e Estónia, onde as mulheres representam 28,9%, 25,2% e 24,5% da totalidade da mão de obra nas TIC.

Já República Checa (10,9%), Hungria (13,6%) e Croácia (14,5%), os valores chegam sequer aos 15%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cerca de 5% dos portugueses trabalhavam no setor das TIC em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião