Hoje nas notícias: 5G, Ferro Rodrigues e Efacec

  • ECO
  • 26 Maio 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Portugal vai excluir a chinesa Huawei e outras empresas fora da OCDE das redes 5G nacionais. Eduardo Ferro Rodrigues considera que críticas de Cavaco Silva ao Governo demonstram “níveis de despeito e rancor políticos difíceis de aceitar”. Desde 2020, o Estado já gastou 250 milhões de euros em apoios à Efacec. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.

Governo afasta empresas chinesas das redes 5G nacionais

O Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, entidade dependente da Presidência do Conselho de Ministros, decidiu esta semana que as empresas sediadas fora da União Europeia, dos EUA e de outros países da OCDE deverão ser impedidas de entrar nas redes 5G portuguesas. Fontes contactadas pelo Jornal Económico consideram que deliberação foi feita a pensar na Huawei, após vários anos de fortes pressões, por parte dos Estados Unidos, para que o Governo português excluísse a tecnológica chinesa das redes nacionais.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Ferro critica Cavaco: “Mostrou um nível de rancor político difícil de aceitar”

Eduardo Ferro Rodrigues reconhece, num artigo de opinião no Público, que o Governo “cometeu vários erros” e que a situação que levou ao braço de ferro entre Belém e São Bento “nunca deveria ter chegado àquele ponto”. “Estou convicto de que, se a demissão (do ministro João Galamba) tivesse sido concretizada, nada do essencial do que se passou depois deixaria de se passar”, afirma o ex-presidente da Assembleia da República, em referência às “maratonas trágicas da comissão de inquérito” e às palavras de Cavaco Silva “em busca de fazer as pazes com o seu eleitorado, à custa da demonstração de níveis de despeito e rancor políticos difíceis de aceitar”.

Leia o artigo de opinião completo no Público (acesso condicionado)

Estado já gastou 250 milhões de euros com Efacec

Desde o ano em que foi nacionalizada, a Efacec já obteve pelo menos 250 milhões de euros em apoios do Estado, entre injeção de capital e garantias públicas. Só até novembro de 2022, foram injetados na tesouraria 70,5 milhões de euros pela Parpública, a gestora das participações públicas do Estado. A partir de então até agora, o dinheiro canalizado perfaz cerca de 90 milhões. Quanto aos empréstimos garantidos pelo Estado, atingiram os 100 milhões.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

MP investiga favorecimentos da Câmara de Lisboa ao Benfica

O Ministério Público está em investigações por suspeitar que a Câmara de Lisboa poderá ter concedido ao Benfica a isenção de uma taxa urbanística no valor de 1,7 milhões de euros, relacionada com obras realizadas no complexo do Estádio da Luz. O processo remonta a 2015, quando Fernando Medina liderava o município de Lisboa e Luís Filipe Vieira era o presidente do clube encarnado.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Tribunal considera ilegal empresas cobrarem taxa de subsolo na fatura do gás dos clientes

Embora já fosse proibido desde 2017, os comercializadores continuaram a repercutir o custo da taxa municipal de ocupação do subsolo nas faturas dos clientes. O Supremo Tribunal Administrativo já disse que não existem dúvidas quanto à norma do Orçamento de Estado de 2017, considerando que a mesma já devia estar a ser cumprida há sete anos. O Governo refere que vai avançar com uma clarificação, ainda que esta não seja necessária para que a lei seja aplicada.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: 5G, Ferro Rodrigues e Efacec

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião