Preço do cabaz alimentar diminuiu 7,48% desde entrada do IVA zero
Desde 17 de abril, dia em que o IVA zero entrou em vigor, que o preço do cabaz alimentar abrangido pela medida caiu 7,48%, indica a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.
O preço do cabaz alimentar de produtos abrangidos pelo IVA zero diminuiu 7,48% desde a entrada em vigor da medida. De acordo com os dados compilados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), “desde 17 de abril, o dia que antecedeu a entrada em vigor da isenção, até ao dia 22 de maio, “o preço do cabaz alimentar diminuiu 7,48%“.
A informação surge no âmbito da terceira reunião da comissão de acompanhamento do pacto para a estabilização e redução do preço dos bens alimentares, segundo um comunicado enviado pelo Ministério da Economia e do Mar.
Em discussão esteve a monitorização e acompanhamento da evolução dos preços dos bens alimentares, após a entrada em vigor da isenção de IVA nas 46 tipologias de produto. Presentes na reunião estiveram o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda e do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.
O valor corresponde àquele apresentado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco). Segundo as contas da entidade, até ao passado dia 17 de maio, o preço do cabaz alimentar abrangido pelo IVA zero teve uma redução de 7,9%, deixando de custar 138,77 euros e passando a custar 127,81 euros.
Notícia atualizada às 18h46
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço do cabaz alimentar diminuiu 7,48% desde entrada do IVA zero
{{ noCommentsLabel }}