Final da Taça de Portugal: diferença de milhões em jogo no Jamor

FC Porto e SC Braga disputam este domingo a final da Taça de Portugal. Plantel portista vale mais do dobro dos minhotos, mas a diferença de milhões pode não ser decisiva na final do Jamor.

FC Porto e SC Braga vão este domingo a jogo no estádio do Jamor para disputar a 83.ª edição da final da Taça de Portugal. O FC Porto tem 18 taças no museu enquanto os bracarenses conquistaram três, uma delas precisamente frente aos “dragões” na época 2015/16 após grandes penalidades.

Ricardo Horta e Otávio, referências maiores de Braga e FC Porto, sobem hoje ao relvado do Jamor.Lídia Leão

O encontro coloca frente a frente dois dos mais valiosos plantéis a jogar em Portugal. Segundo o Transfermarkt, site especializado em estatística e valores de mercado da indústria do futebol, o plantel do FC Porto está avaliado em 279,3 milhões de euros, mais do dobro do valor do plantel do SC Braga, que ronda os 112 milhões de euros.

O guarda-redes Diogo Costa – que poderá nem ir a jogo porque Cláudio Ramos tem sido o titular nos jogos da taça – é o jogador mais caro dos “dragões”. Segundo o Transfermarkt, o passe do jogador está avaliado em 45 milhões de euros, valor que não assusta algumas das grandes equipas europeias.

As boas exibições do guarda-redes do FC Porto nesta época fazem dele um alvo apetecível no mercado de transferências que se aproxima. Otávio (30 milhões de euros) e Pepê (22 milhões de euros) seguem-se no top três dos jogadores mais caros do plantel portista.

No SC Braga, Ricardo Horta (20 milhões de euros) e Al-Musrati (16 milhões de euros) são os jogadores mais caros do plantel minhoto. A grande influência que ambos têm tido no processo de jogo bracarense tem alimentado rumores de transferência para clubes de maior dimensão durante os períodos de transferência mais recentes.

Um pouco mais longe destes valores está Abel Ruiz. O avançado tem um valor de mercado estimado em 8 milhões de euros e completa o top três dos jogadores mais valiosos do plantel.

Não é certo que a diferença de valor dos plantéis possa ser decisiva num jogo tão especial e único como a final da Taça de Portugal. Nas partidas desta época a contar para a Liga Portugal Bwin, o FC Porto venceu 4-1 no estádio do Dragão na 8.ª jornada. Na 25.ª jornada, o jogo terminou com um empate a zero no Municipal de Braga. Este domingo, às 17h15 há novo duelo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Final da Taça de Portugal: diferença de milhões em jogo no Jamor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião