SAD do FC Porto aumenta empréstimo obrigacionista para 55 milhões

A SAD do FC Porto decidiu aumentar a oferta de obrigações de 40 milhões de euros para 55 milhões, a dois dias do fim da operação de financiamento.

A SAD do FC Porto decidiu aumentar o empréstimo obrigacionista em 15 milhões de euros, passando de 40 milhões para 55 milhões, segundo anunciou ao mercado esta quarta-feira.

Desde a semana passada que os dragões têm em curso uma operação de financiamento através de obrigações dirigidas para o retalho, oferecendo uma remuneração anual bruta de 6,25% ao longo de três anos. Em simultâneo decorre uma operação de troca de obrigações que a sociedade portista emitiu há dois anos.

Ambas as ofertas terminam na sexta-feira, isto é, os interessados têm mais dois dias para subscrever as novas obrigações ou trocar as antigas, sendo que os resultados serão divulgados na próxima segunda em sessão especial da bolsa.

O objetivo inicial da SAD portista passava por garantir o financiamento necessário para reembolsar o empréstimo obrigacionista “FC Porto SAD 2021-2023”, atualmente com um montante em dívida de 39,8 milhões de euros, e que vencerá a 26 de novembro deste ano.

Mas agora irá obter mais 15 milhões do que previa inicialmente, o que sugere que as operações estão a ter boa adesão da parte dos pequenos aforradores. Ainda assim, a SAD estima que venha a obter uma receita líquida de comissões e custos na ordem dos 52,9 milhões de euros.

Para os novos credores, a SAD azul-e-branca assumiu o compromisso de pagar uma taxa de cupão anual de 6,25%, pago semestralmente, até 7 de dezembro de 2026, através da subscrição das obrigações FC Porto SAD 2023-2026. Trata-se assim de uma emissão a três anos e seis meses.

Para os antigos credores, existe a possibilidade de os investidores trocarem as obrigações FC Porto SAD 2021-2023, que carregam uma taxa de cupão de 4,75%, pelas novas obrigações FC Porto SAD 2023-2026, acrescido de um prémio monetário de 0,05 euros, o equivalente a 1% do valor nominal das antigas obrigações.

(Notícia atualizada às 16h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SAD do FC Porto aumenta empréstimo obrigacionista para 55 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião