Preços na produção industrial recuam 3,2% na Zona Euro

Preços na produção industrial na UE caem face ao mês anterior mas sobem face a abril de 2022. Em Portugal, recuam tanto em cadeia como na comparação homóloga.

Os preços na produção industrial recuaram 3,2% na Zona Euro em abril, face ao mês anterior, e 2,9% na União Europeia (UE), segundo os dados revelados pelo Eurostat esta segunda-feira. Já se a comparação for feita com abril de 2022, os preços subiram. Em Portugal, os preços na produção industrial caíram tanto em cadeia como face ao período homólogo.

A queda mensal dos preços na UE e Zona Euro foi mais pronunciada do que em março. O desempenho em cadeia deste índice foi influenciado pela redução de preços no segmento da energia (10,1% na Zona Euro e 8,9% na UE) bem como de bens intermediários.

Já olhando para os países, as maiores quedas mensais dos preços da produção industrial foram registadas na Bélgica (-9,1%), Itália (-6,5%) e Irlanda (-6,3%), mas na Alemanha (+0,3%), Dinamarca (+0,2%) e Grécia, Chipre, Malta e Eslovénia (todos +0,1%) o comportamento dos preços foi em alta. Em Portugal, os preços recuaram 1,3% em cadeia.

Fazendo a comparação do índice de preços na produção industrial com abril de 2022, este subiu 1% na área do euro e 2,3% na UE, sendo que se destacam os aumentos nos preços dos bens não duradouros. Quanto aos países, os maiores aumentos anuais encontram-se na Hungria (+41,7%), Letónia (+22,7%) e Eslováquia (+18,2%), enquanto as maiores quedas foram observadas na Irlanda (-21,4%), Grécia (-13,1%) e Bélgica (-6,8%). Portugal registou uma queda face ao período homólogo de 3,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços na produção industrial recuam 3,2% na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião