Vacina contra a gripe volta a ser grátis para maiores de 65 anos

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 24 Abril 2017

Despacho publicado hoje considera que "as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos são as mais vulneráveis às complicações da doença". Também são abrangidos outros grupos prioritários.

A vacina contra a gripe volta a ser grátis para pessoas com 65 ou mais anos na época 2017/2018. Serão igualmente abrangidos “outros grupos alvo prioritários”.

A indicação consta de um despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República. Este considera que “as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos são as mais vulneráveis às complicações da doença” e por isso determina que, nestes casos, a vacina contra a gripe sazonal é gratuita na época 2017/2018. A medida estende-se a “outros grupos alvo prioritários definidos em orientação anual da Direção-Geral da Saúde”.

O despacho acrescenta ainda que a SPMS — Serviços Partilhados do Ministério da Saúde “desenvolve os procedimentos para aquisição das respetivas vacinas, tendo em atenção indicações da Direção-Geral da Saúde sobre a cobertura vacinal desejável e as previsões de necessidades apresentadas pelas Administrações Regionais de Saúde, I. P.”.

A página do SNS dá conta desta medida e acrescenta que “os vírus que causam a gripe podem apresentar variações que implicam alterações anuais na composição da vacina”, salientando que deve ser “administrada anualmente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina contra a gripe volta a ser grátis para maiores de 65 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião