Banco Europeu de Investimento alvo de ciberataque, já reclamado por grupos pró-russos
Hackers pró-russos estão a reclamar o ataque à instituição bancária europeia. Banco Europeu de Investimento garante estar "a responder ao incidente".
O Banco Europeu de Investimento (BEI) foi esta segunda-feira alvo de um ciberataque que está a afetar a sua página oficial na internet, bem como a do Fundo Europeu de Investimento (FEI).
“De momento, estamos a enfrentar um ataque cibernético que afeta a disponibilidade de eib.org e eif.org . Estamos a responder ao incidente“, escreveu esta segunda-feira a instituição, numa publicação na rede social Twitter.
Tweet from @EIB
O website do BEI está completamente inoperacional, enquanto o do Fundo Europeu de Investimento, que faz parte do BEI e tem por objetivo ajudar as pequenas e médias empresas a aceder ao financiamento, está operacional, mas com um aspeto diferente.
O ciberataque está a ser reclamado pelos grupos pró-russos Killnet e Anonymous Sudan. Enquanto o Killnet afirmou, através do Telegram, ter atacado a infraestrutura inter-rede do BEI, os Anonymous Sudan escreveram no LinkedIn estar por detrás de um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) contra o Banco Europeu de Investimento.
Este ataque está provavelmente relacionado com uma série de ciberameaças de grande escala contra instituições financeiras europeias, levadas a cabo por piratas informáticos pró-russos em resposta ao apoio europeu à Ucrânia.
O banco liderado por Werner Hoyer emprega mais de 3.000 trabalhadores e tem sede em Kirchberg, no Luxemburgo. Em 2021, o BEI concedeu um total de 94,89 mil milhões de euros em empréstimos, a grande maioria a organizações dentro do bloco.
No ano passado, o principal fornecedor de energia do Luxemburgo, a Encevo, também foi alvo de um ataque informático, sendo que os hackers publicaram dados de vários clientes na dark web, informou a empresa na altura.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco Europeu de Investimento alvo de ciberataque, já reclamado por grupos pró-russos
{{ noCommentsLabel }}