Allianz Partners revela que maioria dos condutores querem elétricos

  • ECO Seguros
  • 20 Junho 2023

A tendência para transportes mais ecológicos está a tornar-se popular. O relatório 'States of Mind New Mobility' da Allianz Partners revela 3 mudanças de perspetiva que estão a liderar a mobilidade.

A crescente adoção de veículos privados, mais ecológicos, a transição da propriedade de veículos (partilha) e a micro-mobilidade são três tendências futuras que a Allianz Partners, líder mundial em seguros e serviços de assistência, apurou, no seu mais recente relatório da série ‘States of Mind’.

O estudo é baseado nos insights de Michael Maicher, Global Partner & Director e Global Chief Sales Officer for New & Micro-Mobility da Allianz Partners, e de Alejandro Agag, Presidente e fundador da Fórmula E e Extreme E, bem como em dados de opinião pública da própria Allianz Partners. O relatório analisa três mudanças de mentalidade que estão a impulsionar o que se prevê como um futuro mais ecológico para a mobilidade.

“A última década foi transformadora para os veículos elétricos, tanto em termos de avanços tecnológicos como da crescente adesão das pessoas” afirma Alejando Agag, Presidente e fundador da Fórmula E e da Extreme E.

Adoção de transportes mais ecológicos

A primeira mudança de mentalidade destaca a crescente adoção de veículos privados mais ecológicos, com 60% dos condutores a expressar a intenção de compra de um veículo elétrico ou híbrido como sua próxima aquisição automotiva, de acordo com o estudo da Allianz Partners em 10 mercados-chave. A tendência é ainda mais acentuada entre pessoas com famílias jovens, com 75% dos indivíduos entre 26 e 40 anos com filhos a querer adquirir um veículo elétrico ou híbrido na sua próxima compra. O relatório destaca a necessidade de políticas intensivas, maior investimento em infraestrutura e inovações revolucionárias para promover a adoção em grande escala.

Da propriedade do veículo à sua utilização

Em relação à segunda mudança de mentalidade, o relatório destaca a transição da propriedade do veículo para sua utilização. Com os automóveis privados estacionados 92% do tempo, o crescimento da mobilidade compartilhada oferece uma utilização mais eficiente de recursos. Além disso, o desenvolvimento de veículos autónomos, como os ‘robô-táxis’, tem o potencial de revolucionar as ofertas de mobilidade como serviço e aumentar ainda mais os níveis de adoção.

A micro-mobilidade passa a ser uma realidade

A terceira mudança de mentalidade aborda a micro-mobilidade como uma realidade em ascensão. Embora o uso de trotinetes, ciclomotores e bicicletas elétricas tenha aumentado significativamente, seu crescimento tem sido complexo e, por vezes, controverso. A regulamentação tem enfrentado desafios para acompanhar os avanços tecnológicos, e a perceção do público também precisa de melhorias. Por exemplo, 32% das pessoas desconhecem se é obrigatório possuir um seguro ao usar uma trotinete elétrica, e 31% não têm certeza se é necessário um seguro para utilizar uma bicicleta elétrica.

Alejandro Agag, Presidente e fundador da Fórmula E e Extreme E, destaca a transformação dos veículos elétricos ao longo da última década e reforça que a redução de custos, melhor experiência de utilização e mais veículos mais atraentes no mercado são importantes para o público. Agag menciona o potencial dos avanços na tecnologia das baterias impulsionados pela Inteligência Artificial (IA) e computação quântica, que podem acelerar ainda mais a revolução dos elétricos.

Michael Maicher, Global Partner & Director e Global Chief Sales Officer for New & Micro-Mobility na Allianz Partners, acrescenta que um ponto chave no desenrolar da mobilidade. Os condutores já estão a efetuar mudanças comportamentais significativas, quer na compra de veículos elétricos, quer na adoção de trotinetes e bicicletas elétricas, bem como na forma como os veículos são utilizados.

Maicher destaca a importância de criação de infraestruturas eficientes na transição para a mobilidade verde. A falta de postos de carregamento é um obstáculo significativo que impede muitas pessoas de adotarem opções mais sustentáveis. Enfatiza que mais investimentos, tanto públicos como privados, na mobilidade criarão um ciclo positivo, acelerando mudanças tecnológicas e soluções sustentáveis mais acessíveis e atraentes.

O relatório da Allianz Partners destaca a necessidade da abordagem holística para impulsionar uma mobilidade mais ecológica, com colaboração entre governos, empresas, fabricantes de automóveis e provedores de serviços de mobilidade. A adoção em massa de veículos verdes, a transição para a utilização partilhada de veículos e o desenvolvimento da micro-mobilidade são aspetos fundamentais.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz Partners revela que maioria dos condutores querem elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião