Lucro da Parpública sobe para 155 milhões de euros em 2022
A Parpública, empresa que gere as participações do Estado, fechou o ano passado com lucros de 155 milhões de euros, acima dos 137 milhões de euros registados em 2021.
O grupo Parpública obteve um resultado líquido consolidado de cerca de 155 milhões de euros em 2022, valor que supera os 137 milhões de euros de 2021, anunciou esta terça-feira a empresa, em comunicado.
O resultado compara ainda com lucros de 139 milhões de euros do ano anterior à pandemia, em 2019.
“O grupo continua a evidenciar uma capacidade de resiliência e flexibilidade, comprovada pelo facto de todos os segmentos de negócio terem apresentado resultados positivos, num ambiente adverso ditado pelas consequências da pandemia covid e da guerra na Ucrânia, com impactos na atividade e na dificuldade de acesso aos meios de produção, com o agravamento dos seus custos”, pode ler-se na nota à imprensa.
Segundo a Parpública, para os resultados foi importante “a estratégia de organização e gestão do grupo, cada vez mais suportada pelas novas tecnologias, facilitando a disponibilização de informação e a comunicação, bem como a capacidade de adaptação e exploração de sinergias”.
O investimento global do grupo atingiu cerca de 262 milhões de euros em 2022, um aumento de 39% face a 2021, uma evolução que “evidencia o dinamismo e a capacidade de crescimento do grupo”, realça.
Quanto às contas individuais da holding Parpública, o grupo destaca o resultado líquido de 2022 de cerca de 16 milhões de euros, a par do incremento do capital próprio de 241 milhões de euros, passando para os 4,2 mil milhões de euros.
A atividade em 2022 “permitiu manter níveis elevados em termos de solvabilidade e de autonomia financeira, com 93% dos ativos da holding financiados por capitais próprios”, indica a Parpública.
A Parpública é uma sociedade de capitais públicos, que constitui um instrumento do Estado para a gestão de ativos mobiliários e imobiliários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucro da Parpública sobe para 155 milhões de euros em 2022
{{ noCommentsLabel }}