BRANDS' TRABALHO Como se devem preparar as organizações para a adoção de ferramentas de IA?

  • BRANDS' TRABALHO
  • 27 Junho 2023

A Inteligência Artificial assumiu um papel de destaque na discussão pública e o setor empresarial será dos primeiros a abraçar as novas oportunidades que estas ferramentas proporcionam.

Seria uma opinião míope considerar 2023 como o ano em que finalmente entrámos na era da Inteligência Artificial (IA). Na verdade, são vários os campos em que modelos de IA têm grande preponderância há já vários anos, como o meio académico ou o meio científico. É inegável, no entanto, que a introdução de modelos de IA generativa como o ChatGPT ou o Dall-E tiveram o condão de despertar a sociedade em geral para as inúmeras oportunidades e benefícios que a IA pode trazer.

Naturalmente, as organizações estão a acompanhar esta tendência e estão cada vez mais sensibilizadas para a necessidade de acelerar a adoção de ferramentas de IA. Em paralelo, as tecnológicas que se focam na criação de software empresarial têm como ponto de ordem para os próximos anos a introdução de capacidades de IA nas suas plataformas. É claro para todos: estamos a entrar numa nova fase da transformação digital.

Contudo, isto pressupõe a entrada num novo paradigma na realidade das organizações. Numa transformação com um impacto tão profundo é essencial compreender como gerir as expectativas das pessoas, fazendo uma gestão da mudança que garanta uma transição bem sucedida para um ambiente de trabalho com IA, com o foco nos seguintes pontos:

1. Compreender os impactos da Inteligência Artificial

Antes de implementar a IA nas organizações, é crucial compreender os potenciais impactos na rotina dos colaboradores. Isto inclui analisar quais as tarefas que podem ser automatizadas, em que processos pode a IA melhorar a eficiência e produtividade e, ainda, ajudar a perceber quais as skills humanas mais valorizadas e realmente indispensáveis.

2. Promover uma comunicação transparente e aberta

Uma comunicação eficaz é fundamental para gerir as expectativas e reduzir a resistência à introdução da IA. A organização deve fornecer informações claras sobre os objetivos da implementação da IA, os outcomes esperados e de que forma as mudanças afetarão os colaboradores. Além disso, é importante dar abertura para que todos expressem as suas preocupações, façam perguntas e partilhem ideias.

3. Criar programas de formação e aprendizagem

Muitas das organizações estão sensibilizadas para o desenvolvimento das skills digitais das suas pessoas e essa necessidade será ainda maior com a introdução de ferramentas de IA. Desde programas de formação que abranjam o básico sobre as ferramentas de IA até à compreensão de como estas serão integradas nas atividades diárias, os colaboradores devem receber apoio e recursos adequados para desenvolver as skills necessárias e se adaptarem às mudanças.

4. Garantir acompanhamento contínuo dos colaboradores

Durante e após a implementação de ferramentas deste tipo, é crucial fornecer acompanhamento e suporte contínuo aos colaboradores. Isto inclui a criação de canais de comunicação para feedback, a disponibilização de recursos e materiais de referência, e a oferta de suporte técnico para resolver problemas e dúvidas. A organização deve demonstrar disponibilidade para ouvir e responder às preocupações dos colaboradores, garantindo que eles se sentem apoiados durante a transição.

5. Colocar o foco no desenvolvimento de skills humanas

É importante que as organizações deem valor e recompensem as skills emocionais, criativas e de resolução de problemas que as suas pessoas trazem para o ambiente de trabalho. A organização deve encorajar a aprendizagem contínua, a colaboração e o pensamento crítico, criando um ambiente em que as skills humanas complementem perfeitamente as ferramentas de IA.

Estamos ainda a dar os primeiros passos nesta transição para um paradigma liderado por IA, e a sua introdução nas organizações é um processo complexo que requer uma abordagem cuidadosa para gerir as expectativas de todos os stakeholders. Ainda assim, é evidente que as organizações que derem igual importância à implementação de ferramentas de IA e à gestão da mudança estarão mais próximas de ter sucesso, e serão vencedoras aquelas que conseguirem envolver e entusiasmar os seus colaboradores com as novas oportunidades.

João Toipa, Senior Consultant EY, People Advisory Services

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como se devem preparar as organizações para a adoção de ferramentas de IA?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião