“Há falta de consciência sobre a economia de mercado”

Miguel Bragança é um dos nomeados dos IRGAwards 2023, na categoria de CFO Award. Em entrevista ao ECO, o gestor do BCP critica os pedidos excessivos de intervenção do Estado na economia.

Miguel Bragança está preocupado com a aversão dos portugueses aos princípios e virtudes da economia de mercado. O vice-presidente do BCP — um dos nomeados aos IRGAwards 2023 na categoria de CFO Award — lamenta que haja “alguma falta de de consciência e uma falta de partilha sobre as virtudes da economia de mercado a médio prazo“. Para o gestor, “ou acreditamos numa economia de mercado e acreditamos que a longo prazo é uma economia de mercado que nos faz progredir como país ou não acreditamos”.

“Acho que, em geral, temos em Portugal alguma dificuldade em criarmos mesmo uma economia de mercado. O que é importante numa economia de mercado é que haja concorrência, que os clientes sejam bem tratados e que podem escolher quem lhes presta o melhor serviço”, afirma Miguel Bragança.

Miguel Bragança explica, por outro lado, o que é a estratégia do BCP em tempos de incerteza. “Para estarmos bem adaptados, temos de partir de uma situação de resiliência. Portanto, quando temos uma situação de meio envolvente, mais mais volátil, com riscos acrescidos e diferentes, temos que focar particularmente na robustez do balanço, nas almofadas de capital que nos permitem amortecer os principais choques. E vemos que o BCP, nos últimos seis meses, por exemplo, aumentou os rácios de capital em 200 pontos base“.

O vice-presidente do BCP alerta também para a necessidade de disciplina nas decisões, com uma visão a médio e longo prazo. “Um desafio, muitas vezes, é evitarmos decisões que no curto prazo até podem fazer sentido, mas podem pôr em causa o médio longo prazo, porque essas condicionam a capacidade de decisão das instituições”.

Os nomeados da 35ª edição dos IRGAwards são os seguintes (por ordem alfabética)

Nomeados ao CEO Award

  • António Rios de Amorim (Corticeira Amorim)
  • João Manso Neto (Greenvolt)
  • Miguel Maya (Banco Comercial Português)
  • Paulo Macedo (Caixa Geral de Depósitos)

Nomeados ao CFO Award

  • Ana Luísa Virgínia (Jerónimo Martins)
  • Cristina Rios de Amorim (Corticeira Amorim)
  • Miguel Bragança (Banco Comercial Português)
  • Rui Teixeira (EDP)

Nomeados ao Investor Relations Officer Award

  • Cláudia Falcão (Jerónimo Martins)
  • Bernardo Collaço (BCP)
  • Miguel Viana (EDP)
  • Otelo Ruivo (Galp)

Os vencedores da 35ª edição dos IRGAwards serão deliberados pelo Júri, liderado por Vítor Bento e que integra Álvaro Nascimento, António Esteves, Céline Abecassis-Moedas, Duarte Pitta Ferraz, João Moreira Rato, Luís Amado, Nuno Fernandes e Patrícia Teixeira Lopes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Há falta de consciência sobre a economia de mercado”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião