Direct Line Group vai compensar segurados

  • ECO Seguros
  • 29 Junho 2023

A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) britânica emitiu um aviso ao Direct Line Insurance Group. Exige a revisão das perdas totais em seguros de veículos e a devida compensação aos segurados.

A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) britânica emitiu um aviso à seguradora britânica Direct Line Insurance Group para que esta realize uma revisão das perdas totais em sinistros de veículos, com o objetivo de “identificar quaisquer segurados que tenham recebido acordos injustos e fornecer-lhes compensação adequada”.

Sheldon Mills, Diretor Executivo de Consumidores e Concorrência da FCA, afirmou: “estamos a observar atentamente o comportamento das empresas e agiremos rapidamente para impedir danos aos consumidores, sempre que os identificarmos”.

Numa nota publicada no seu website, dirigida aos clientes cujos veículos foram considerados perda total no período de cinco anos entre 1 de setembro de 2017 e 17 de agosto de 2022, a Direct Line admitiu que alguns destes clientes de seguros automóveis e carrinhas “não receberam tanto quanto deveriam ter recebido”. No entanto, a empresa assegurou que está a trabalhar para identificar todas as pessoas afetadas e afirmou: “os clientes não precisam de nos contactar, nem diretamente, nem através de terceiros. Contactaremos os afetados para corrigir a situação”.

A Direct Line respondeu

Em comunicado em resposta, a Direct Line reconheceu a abrangência da revisão de sinistros de perda total de veículos efetuada pelo grupo e o período de tempo abrangido pela mesma. “Uma estimativa dos pagamentos potenciais que o grupo fará como resultado da revisão foi incluída nas provisões de sinistros do final do exercício financeiro de 2022 do grupo”, afirmou a seguradora. “O grupo não espera que a revisão tenha um impacto financeiro em 2023“, acrescentou.

O aviso emitido pela FCA é o mais recente de uma série de contratempos que afetaram a seguradora FTSE 250, que anunciou em janeiro o cancelamento do seu dividendo final para o ano financeiro de 2022. A reação do mercado à notícia resultou numa queda rápida no preço das ações, e a CEO Penny James renunciou ao cargo em 27 de janeiro.

O aviso da FCA

A notificação da FCA à Direct Line surge na sequência de um aviso dirigido ao mercado segurador em dezembro de 2022, alertando contra a subavaliação de veículos ou outros ativos segurados no momento da regularização de sinistros de seguros, especialmente durante a crise do custo de vida. A FCA identificou evidências de que os consumidores estavam a receber ofertas de preço abaixo do valor justo de mercado dos seus veículos após a perda total em acidentes.

Sheldon Mills, Diretor Executivo de Consumidores e Concorrência da FCA, afirmou: “ao apresentarem um pedido de indemnização de seguro, os clientes não deviam ter de se questionar se estão a receber o montante correto pelo seu veículo destruído ou por outros bens que precisam de substituir”. O responsável acrescentou que as seguradoras devem propor indemnizações a um valor de mercado justo, especialmente num período de crise de consumo.

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