Arábia Saudita e Rússia aprofundam cortes na produção de petróleo
Os cortes representam 1,5% da oferta global, elevando o total de cortes prometidos no seio da OPEP+ para 5,16 milhões de barris por dia.
A Arábia Saudita e a Rússia, os dois maiores exportadores de petróleo do mundo, aprofundaram os cortes na produção de petróleo, numa altura em que o mercado receia um abrandamento da procura devido ao abrandamento da economia mundial.
Do lado árabe, foi anunciado o prolongamento do corte voluntário de um milhão de barris por dia por mais um mês, até agosto, com possibilidade de extensão para lá dessa data. Após o anúncio saudita, o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, adiantou que Moscovo irá avançar com uma redução nas exportações de petróleo em 500 mil barris por dia em agosto.
Os cortes representam 1,5% da oferta global, elevando o total de cortes prometidos no seio da OPEP+ para 5,16 milhões de barris por dia.
A OPEP+ já implementou cortes de 3,66 milhões de barris por dia, cerca de 3,6% da procura global, incluindo dois milhões de barris diários acordados no ano passado e cortes voluntários de 1,66 milhões de barris diários acordados em abril e que se prolongam até dezembro de 2021.
Os preços do petróleo estiveram em alta durante a manhã, em reação aos anúncios da Arábia Saudita e Rússia, mas o Brent, referência para as importações nacionais, cedia (às 15h15) 0,66% para 74,91 dólares por barril. Em Nova Iorque, o crude WTI deprecia 0,71% para 70,15 dólares por barril.
A OPEP+, que junta os países da OPEP e os aliados, incluindo a Rússia, é responsável por 40% da produção de petróleo a nível global.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arábia Saudita e Rússia aprofundam cortes na produção de petróleo
{{ noCommentsLabel }}