Benfica começa a vender meio milhão de “fan tokens” por um euro a partir de 24 de julho
Cerca de um ano depois do previsto, clube acaba de anunciar a data em que começa a vender fan tokens aos adeptos. Meio milhão de unidades serão vendidas por um euro cada a partir de 24 de julho.
O Benfica vai entrar finalmente este ano no mercado dos criptoativos. O clube anunciou esta terça-feira que pretende vender aos adeptos meio milhão de fan tokens oficiais a partir das 12h00 do dia 24 de julho, por um euro cada um.
A operação vai decorrer cerca de um ano depois do que tinha sido previsto pela administração. Assumindo que o Benfica é capaz de se desfazer de todas as unidades, a venda destes tokens poderá permitir angariar 500 mil euros, mas o montante não deverá reverter todo para o clube.
Nas primeiras 24 horas, cada adepto só poderá adquirir, no máximo, 100 tokens, para “garantir que o maior número de fãs possa aceder a esta oportunidade”, explica o clube. O Benfica promete também que todos os sócios vão receber um fan token gratuitamente.
Os fan tokens são um criptoativo com características semelhantes às das criptomoedas e o do Benfica vai ser disponibilizado na plataforma Socios.com. É a mesma que acolheu em 2021 o fan token oficial da Seleção Portuguesa e na qual este transaciona numa espécie de mercado secundário.
Depois da oferta inicial do Benfica, é expectável que o fan token possa ser comprado e vendido entre os adeptos, o que fará oscilar o seu valor de mercado. No entanto, ainda não foi comunicada qualquer data para isso acontecer, nem tampouco até quando estarão disponíveis os fan tokens pelo valor fixo de um euro.
Ou seja, nada garante que o valor do fan token do Benfica permaneça fixado em um euro quando este chegar ao mercado secundário, podendo, depois, desvalorizar ou valorizar. Por exemplo, no caso da Seleção Nacional, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vendeu os fan tokens por dois euros cada e apresentou a operação como sendo uma “oportunidade única”. Mas, esta terça-feira, cada token negociava pelo equivalente a 61 cêntimos, uma queda de quase 70% no respetivo valor em comparação com o preço de venda inicial.
“O Benfica está constantemente focado em entregar uma experiência de valor aos nossos Sócios e adeptos e sabemos que a Socios.com promove de forma global, pioneira, inovadora e imersiva todas estas novas oportunidades digitais com as quais pretendemos estar ainda mais próximos da nossa enorme massa associativa”, afirma Domingos Soares Oliveira, co-CEO da Benfica SAD, citado na mesma nota.
Em maio de 2022, o mesmo gestor tinha revelado que o Benfica iria lançar um fan token nesse mesmo verão, o que acabou por não acontecer. O clube avançou depois de ter a certeza de que não era necessária nenhuma autorização específica do Banco de Portugal.
Tal como a Seleção, também o Porto tem um fan token desde 2021. Na altura, o clube optou por outro parceiro para esse projeto: a Binance, uma das principais corretoras de criptoativos do mundo.
(Notícia atualizada pela última vez às 15h43)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Benfica começa a vender meio milhão de “fan tokens” por um euro a partir de 24 de julho
{{ noCommentsLabel }}