Sonae vai abandonar aliança de moda desportiva e encaixa 300 milhões
Britânicos da JD Sports decidem comprar posição conjunta da Sonae e dos espanhóis da Balaika, confirmando fim da aliança para a moda desportiva nascida em 2017.
A Sonae vai sair da aliança de moda desportiva Iberian Sports Retail Group (ISRG), da qual faz parte a Sport Zone, anunciou esta sexta-feira.
O grupo de Cláudia Azevedo vai vender a posição de 30% menos uma ação, obtendo um encaixe financeiro de 300 milhões de euros e uma mais-valia estimada de 175 milhões. Os espanhóis da Balaiko também vão abandonar o capital da aliança, que passará a ser controlada na totalidade pelos britânicos do grupo JD, que já detinham a maioria.
A operação deverá ficar concluída até ao final deste ano, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Anunciada em setembro de 2017 e iniciada em janeiro de 2018, a aliança ISRG contava com três acionistas: os britânicos do JD Group (donos das lojas JD), com 50%; a portuguesa Sonae (dona da Sport Zone), com 30%; e a família Segarra (espanhóis da Balaiko, donos da Sprinter), com os restantes 20%.
Os britânicos do grupo JD anunciaram a compra da posição aos acionistas minoritários, avaliando a aliança em mil milhões de euros. No início de maio, o grupo JD anunciou que pretendia centrar-se nos negócios de retalho desportivo casual, levando a um pedido de clarificação de portugueses e espanhóis: ou vendiam a posição ou compravam as ações detidas pelo grupo britânico.
A Sonae garante que o negócio “não terá impacto no volume de negócios nem no EBITDA” (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações). “Nos 12 meses findos a 31 de março de 2023, a contribuição da ISRG para o EBITDA consolidado da Sonae (pelo método da equivalência patrimonial) ascendeu a 20 milhões de euros”, refere o grupo Sonae no comunicado ao mercado.
A operação será formalmente concluída antes do final deste ano: em setembro, o grupo JD realiza uma assembleia geral e o negócio será um dos pontos da ordem de trabalhos.
(Notícia atualizada às 7h52 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sonae vai abandonar aliança de moda desportiva e encaixa 300 milhões
{{ noCommentsLabel }}